Sábado 23 de Novembro de 2024

Europeu de pista coberta Évora na final e Almeida nas meias

Jul20_3290_CamPortAtle_nelson evoraNelson Évora e João Almeida foram os únicos atletas portugueses a lograr passar, esta sexta-feira, a fase de qualificação no triplo salto e nos 60 metros barreiras no europeu de pista coberta que decorre na cidade checa de praga.

Com o melhor salto a 16,61 (a que se juntaram ainda outros dois a 16,51 e 15,95), Nelson obteve a qualificação para a final da prova (este sábado, pelas 17h40 na RTP2), ficando na terceira posição, atrás do russo Dmitriy Sorokin (16,76) e do romeno Marian Oprea (16,63), tendo Nelson confirmado o estatuto de melhor europeu do ano, que se espera reconfirme amanha, ao chegar à medalha de ouro.

O outro atleta que passou à segunda fase (meias-finais) foi o barreirista João Almeida, que correu os 60 metros em 7,66, igualando o recorde de Portugal, que pertencia apenas a Rasul Dabó quando, em 28 de Fevereiro do ano passado, em Metz, atingiu este registo pela primeira vez.

Almeida foi segundo na sua eliminatória, ganha pelo francês Wilhem Belocian (7,63) e voltará a correr pelas 15h25 desta sexta-feira para lograr apurar-se para a final, não impossível (que não existe) mas muito difícil. Face à marca ora feita e ao “elan” ganho com a obtenção do recorde nacional, aguarda-se mais uma boa figura deste atleta, filho do campeão e recordista português do salto em comprimento, Pedro de Almeida. Se ficar apurado para a final, voltará a correr pelas 17h55. Uma excelente prova de João Almeida na sua estreia nestes campeonatos.

Edi Maia e Diogo Ferreira, os outros portugueses que actuavam esta sexta-feira, no salto com vara, ficaram pelo caminho, ficando muito longe das marcas que tinham feito há poucos dias.

Edi, recordista nacional com 5,70 desde o ano passado – que logrou o apuramento para o campeonato a 5,60 – ficou-se pelos 5,05 e falhou as três tentativas que tinha.

Por seu lado, Diogo – também com passaporte para o europeu a 5,60, onde se estreou – começou apenas aos 5,25, que passou à segunda tentativa, mas não conseguiu ultrapassar a fasquia colocada a 5,45.

Artur Madeira

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.