No decorrer dos Campeonatos de Marcha do distrito de Santarém – competição aberta a atletas de outros distritos – a algarvia Ana Cabecinha obteve a melhor manda mundial da presente época com 1.31.11 nos 20 km.
Ana (Clube Oriental do Pechão), a par de Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior), foram as duas mais cotadas atletas nacionais presentes e tiveram oportunidade de demonstrarem que estão em excelente condição física, porquanto a ribatejana Inês Henriques sagrou-se campeã regional com 1.33.29.
Segundo a informação veiculada pelo blogue “O Marchador”, os resultados, apesar das menos boas condições atmosféricas, foram amplamente positivos não só para Ana e Inês mas também para as mais jovens, porquanto conseguiram mínimos para duas competições internacionais.
Foram os casos de Daniela Cardoso (Leiria MA) que, com o registo de 1.38.27, obteve o mínimo para a Taça da Europa de Marcha, e Mara Ribeiro (CN Rio Maior) que, com 1.40.12, obteve o recorde por cerca de seis minutos (anteriormente 1.46.05), passou a ser a nova portuguesa de sempre nesta distância e alcançou o mínimo para o Campeonato da Europa de Sub-23.
Nos juniores, Edna Barros (CO Pechão), com 51.24 e Catarina Marques, com 51.33 (recorde pessoal – antes 56.33,81 em pista) nos 10 km, superaram os mínimos para a Taça da Europa – a efectuar em Múrcia – com Edna a alcançar também o mínimo para o europeu da categoria, marcado para a cidade de Eskilstuna.
É o que se chama um bom começo da marcha em 2015.