Sábado 26 de Abril de 2025

Nacionais de Marcha em Porto de Mós neste sábado

Atl-Nacionais-Estafeta-25-04-2025

FP Atletismo

Os Campeonatos Nacionais de 10 km em estrada, que se realizam em conjunto com a Taça de Portugal de Marcha, esta uma competição de cariz exclusivamente coletivo, estão marcados para as 17h15 deste sábado, tendo como palco Porto de Mós.

Organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Porto de Mós, os Nacionais de 10 km são uma competição recente que, com esta designação, se iniciaram no ano passado, no que diz respeito à competição masculina e aos sub-23, uma vez que esta era a distância oficial da competição feminina.

No ano passado, o sportinguista João Vieira e a benfiquista Vitória Oliveira foram os vencedores, sendo que, este ano, apenas a atleta do Benfica está entre as inscritas e tentará revalidar o seu título. É a favorita principal, depois de ter batido o recorde nacional dos 3000 metros em pista coberta, de se ter sagrado campeã nacional em estrada, apesar de não ter conhecido um desempenho feliz no Grande Prémio de Rio Maior.

Inês Mendes, campeã nacional sub-23 no ano passado e que agora se apresenta como favorita ao pódio, juntando-se outra benfiquista, Bruna Marques, e também a atleta Adriana Viveiros, do Água de Pena, e Ana Monteiro, do GD Estreito.

Em masculinos, os principais favoritos são os sportinguistas Tiago Ramos e Bruno Santos, e os jovens Tiago Sucena (CA Marinha Grande) e Eduardo Camarate (J. Vidigalense).

A par desta competição, realiza-se a Taça de Portugal de Marcha Atlética, prova que se iniciou no princípio deste século, então designada como Taça FPA, mas destinava-se, sobretudo, a provas de pista. Em 2015 passou a chamar-se Taça de Portugal e, mais recentemente, em 2023, “mudou-se” da pista para a estrada.

Esta é uma competição de carácter coletivo e, no ano passado, triunfaram as equipas do Sporting, em masculinos, e do Benfica, em femininos.

Em Porto de Mós, num circuito urbano, as provas começam às 17h15, prolongando-se por mais duas horas.

Equipas de estafetas no Mundial da especialidade

Com uma tarde marcada pelo vento, as primeiras equipas a entrar em ação foram as femininas, com a equipa principal, constituída por Beatriz Andrade, Lorene Bazolo, Arialis Martinez e Íris Silva, a vencer em 44,88 segundos.

Resultado positivo face às condições do vento, no final da concentração do setor de velocidade e estafetas com a participação de diversas equipas nacionais no “Meeting da Liberdade”, que a Associação de Atletismo de Lisboa organizou no Estádio 1º de Maio – INATEL.

Depois, mais três equipas nacionais: o quarteto sub-23 constituído por Rita Barbosa, Beatriz Castelhano (que, tal como as quatro componentes da equipa principal, está convocada para representar Portugal nos Mundiais de Estafetas), Lurdes Oliveira e Joana Dias, que correu em 45,28 s, a segunda melhor marca portuguesa de sempre no escalão, um terceiro quarteto, agora com atletas sub-18, composto por Laura Agostinho, Leonor Freitas, Margarida Oliveira e Katerina Quinn, que terminou em terceiro lugar, com 47,13 s, também com a segunda melhor marca portuguesa de sempre no escalão, e a equipa sub-20, que contava com Clara Cruz, Joana Pestana, Raquel Silva e Laura Moreira, que terminou em 47,67 s.

Em masculinos, a equipa sub-23 venceu com a marca de 40,58 segundos, sendo composta por David Landim, Gabriel Maia, Carlos Fernandes e Paulo Pereira. Em segundo lugar ficou a equipa sub-18, composta por Tiago dos Santos, David Pereira, Paulo Albieri e Lucca Reis, com a marca de 42,97 segundos. Uma formação sub-18, do Sporting, ficou em terceiro lugar, com 44,77 segundos.

Noutra série, uma formação sub-20 do Sporting terminou em 41,85 segundos.

Como se referiu, o vento fez-se notar no Estádio 1º de Maio e, soprando a 3,4 metros por segundo, levou Gabriel Maia a correr em 10,09 segundos nas eliminatórias. Na final, com vento 3,0, o atleta correu em 10,23 segundos, resultados que não foram homologados (2,0 é o máximo permitido).

Os melhores resultados foram obtidos nos 300 metros masculinos, com o cubano do Benfica, Reynier Mena a correr em 32,97 segundos, à frente de Gerson Baldé (Benfica), com 33,60 s, e Rafael Jorge (Sporting), com 33,70, ambos com recordes pessoais. Em femininos triunfou Catarina Lourença (F. Salesianos) em 39,12 s.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.