Quarta-feira 25 de Abril de 1105

Simone Biles e Armand Mondo Duplantis, os maiores entre os vencedores do 25º aniversário do Laureus World Sports Awards

Laureus-Premios - 24-04-2025Simone Biles foi eleita pela quarta vez pela Laureus como Desportista Mundial do Ano, numa gala que teve Madrid como palco para os “laureados de 2024”, tendo-se tornado a capital do desporto com o Laureus World Sports Awards, a celebrar o 25º aniversário, tendo reunido os maiores atletas não apenas dos últimos 12 meses, mas do século XXI.

Simone Biles e  Rebecca Andrade  – amigas, rivais e campeãs olímpicas do mundo da ginástica – foram ambas vencedoras; ambos os lados do grande duopólio do futebol espanhol foram representados no pódio dos vencedores, com  o Real Madrid e Lamine Yamal, do Barcelona, ​​sendo homenageados; e heróis olímpicos e paralímpicos, incluindo Armand Mondo Duplantis,  Tom Pidcock  e  Jijang Yuan,  adicionaram um Laureus aos seus louros. Ao lado dos maiores atletas do mundo estavam líderes do inspirador programa de futebol  Kick4Life , sediado em Lesoto, ganhadores do  Prémio Laureus Desporto para o Bem de 2025 .

Esta edição especial de aniversário do maior evento desportivo também foi uma celebração do crescimento do Laureus como um movimento desportivo único, abrangendo os prémios mundialmente famosos e o trabalho anual do Laureus Sport for Good em mais de 40 países.

A noite da premiação lançou uma onda multimídia de postagens, cobertura e transmissão ao redor do mundo, enquanto atletas, mídia e blogueiros reagiam aos vencedores deste ano, cada um presenteado com “The Laureus” – a cobiçada estatueta concedida ao vencedor em cada categoria e o prémio que os maiores atletas do mundo valorizam acima de todos os outros prémios – votado pelas 69 lendas esportivas da Laureus World Sports Academy.

E, este ano, concedeu duas estatuetas adicionais, homenageando o 22 vezes campeão do Grand Slam de ténis  Rafael Nadal  e  Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram o coração do ano desportivo de 2024 – e a lista de vencedores do Laureus deste ano incluiu vários atletas que adicionaram um Laureus à sua coleção de ouro.

O melhor atleta masculino do ano foi o atleta sueco Armand Mondo Duplantis, que recebeu o prémio Laureus de desportista Mundial do Ano, no que foi a quarta vez que o maior saltador com vara de todos os tempos conquistou, tendo recebido o prémio de desportista Mundial do Ano  após ser indicado nos últimos três anos e é o segundo atleta de atletismo a ganhar este prémio, depois do tetracampeão Usain Bolt.

Show - Laureus World Sports Awards Madrid 2025Com apenas 25 anos, o sueco não dá sinais de que vai perder o controle sobre a competição após mais um ano histórico. Depois de ganhar a segunda medalha de ouro no Campeonato Mundial Indoor em março, Duplantis quebrou seu próprio recorde mundial pela notável nona vez em 2024, a caminho do ouro em Paris, antes de quebrá-lo novamente no encontro da Silesia Diamond League no mês seguinte. Duplantis recebeu prémio do vencedor do ano passado, Novak Djokovic.

Mondo Duplantis, teve oportunidade de dizer que “estou incrivelmente honrado por ter ganhado meu primeiro prêmio Laureus World Sportsman of the Year na capital desportiva de Madrid e por ter o grande Usain Bolt prestando homenagem a mim, a quem sigo como o segundo atleta de atletismo a ganhar este prêmio.

As exibições de tirar o fôlego de Simone Biles  na capital francesa fizeram-na ser nomeada  Desportista Mundial Laureus do Ano  pela quarta vez, igualando o recorde detido pela grande tenista e compatriota Serena Williams – ambas também têm um  prêmio de Retorno do Ano .

Biles chamou os Jogos de Paris de sua “tourné de redenção” após uma pausa no desporto, e a ginasta mais condecorada da história produziu uma performance impressionante, conquistando três ouros e uma prata. Um ano depois de ganhar o prémio Comeback of the Year, sua redenção está completa.

Simone Biles salientou que ”estou muito feliz por estar aqui em Madrid e receber o meu quarto prémio Laureus World Sportswoman of the Year.

“Ganhei este prémio pela primeira vez em 2017 e a Laureus tem sido parte da minha história desde então, e compartilho a sua crença de que o desporto tem o poder de mudar o mundo. Pode ser uma garotinha assistindo alguém como eu na televisão e decidindo que ela também pode fazer isso. Ou pode ser o incrível trabalho que a Laureus Sport for Good realizou nos últimos 25 anos, em todo o mundo”.

Acrescentou ainda que “Gostaria de agradecer aos lendários membros da Laureus World Sports Academy, que votam nos vencedores. Deve ser uma tarefa quase impossível, mas suas experiências pessoais únicas no desporto ao mais alto nível lhes dão uma compreensão do que é preciso para ser o melhor. A geração deles inspirou a nós, atletas, que estamos aqui diante de vocês. É por isso que os Prémios Laureus são verdadeiramente os ‘Prémios dos Atletas’ e tenho orgulho de ter adicionado à minha coleção ‘Laureus’. ”

A ginasta brasileira Rebeca Andrade completou o retorno inspirador de lesões que ameaçaram sua carreira nos Jogos de Paris, tendo ganhado o Prémio Laureus World de Retorno do Ano.

Andrade considerou abandonar o desporto após uma série de lesões devastadoras – incluindo três lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) – e reabilitações agonizantes. Seu longo caminho de volta ao topo foi completo quando ela ganhou o ouro na competição de solo – um momento imortalizado para sempre pela imagem de sua rival de longa data Biles se curvando para ela enquanto ela estava no topo do pódio.

A vencedora do prêmio Laureus World Comeback of the Year,  Rebeca Andrade disse que  ”esta linda estatueta Laureus representa uma enorme quantidade de trabalho duro, de luta e dor, e também uma grande felicidade e uma das minhas memórias mais queridas – estar no topo do pódio olímpico novamente.

Acescentou que “nos 25 anos de história desses prémios que se tornaram o prémio máximo para atletas, essas histórias de resiliência inspiraram gerações de jovens. Os vencedores anteriores do Comeback of the Year incluem alguns dos maiores atletas de todos os tempos, do meu compatriota brasileiro, Ronaldo, a Simone no ano passado. E assim como nossas histórias alcançam todos os cantos do mundo, estamos aqui ao lado do Laureus Sport for Good, que reúne projetos de todo o mundo que usam o desporto para melhorar a vida de crianças e jovens”.

Tom Pidcock é o Laureus World Action Sportsperson do Ano, após vencer o título olímpico de “mountain bike cross country” de forma inesquecível.

As suas esperanças de defender o título que conquistou em Tóquio pareciam ter acabado após sofrer um furo, mas depois de trocar de rodas, o ciclista britânico encenou uma reação emocionante para alcançar o líder e favorito da casa, Victor Koretsky, antes de realizar uma ultrapassagem ousada no final das contas entre as árvores para ganhar o ouro contra todas as probabilidades.

Pidcock é o quarto ciclista britânico a ganhar o prémio de Atleta de Ação do Ano, depois de Jamie Bestwick (2014), Rachel Atherton (2017) e Beth Shriver (2022).

A superestrela da natação paralímpica Jiang Yuyan  recebeu o  prémio Laureus de Atleta Mundial do Ano de Deficiência.

Show - Laureus World Sports Awards Madrid 2025Yuyan foi a atleta mais condecorada nos Jogos Paralímpicos de 2024, conquistando sete medalhas de ouro na natação paraolímpica em sete eventos na piscina, igualando o feito de Mark Spitz, membro da Academia Laureus. A jovem de 19 anos também estabeleceu dois recordes mundiais individuais e foi homenageada como porta-bandeira da equipe chinesa na cerimônia de encerramento. Ela é a sétima vencedora chinesa do prémio Laureus, depois de Yao Ming (Revelação 2003, Spirit of Sport 2015), Liu Xiang (Revelação, 2005), Seleção Olímpica da China (Equipe, 2009), Li Na (Realização Excepcional, 2015), Xia Boyu (Momento Esportivo, 2019) e Eileen Gu (Ação, 2023).

A sensação adolescente, Lamine Yamal, recebeu o prémio Laureus de Revelação Mundial do Ano após emergir como uma das superestrelas globais do futebol.

Como parte da seleção espanhola que venceu a Eurocopa 2024, tornou-se o jogador mais jovem a marcar no Campeonato Europeu, bem como o mais jovem a participar da final e foi eleito o Melhor Jogador Jovem do torneio. Ele é apenas o segundo jogador de futebol a ganhar este prêmio, depois de Jude Bellingham, o meio-campista do Real Madrid que o venceu no ano passado.

Bellingham também não passou despercebido esta noite, porquanto o Real Madrid é simplesmente uma máquina de vencer e foi homenageado com o  Prémio Laureus de Equipa Mundial do Ano  após uma temporada na qual venceu La Liga pela 36ª vez, um recorde, conquistou o 15º título da Liga dos Campeões da UEFA/Copa dos Campeões Europeus e derrotou o rival Barcelona por 4-1 na Supercopa da Espanha. O clube continuou a varrer todos os que o enfrentaram no início da temporada 2024-25, vencendo a Supercopa da UEFA e a Copa Intercontinental, uma conquista que viu Carlo Ancelotti se tornar o técnico mais condecorado do Madrid.

Por 25 anos, o Laureus World Sports Awards viu os maiores atletas do mundo dividirem o palco com os programas Laureus Sport for Good que cumprem a missão definida pelo patrono fundador do Laureus na primeira premiação: usar o poder do desporto para mudar o mundo.

O Kick4Life é um dos mais de 300 projetos Laureus Sport for Good em todo o mundo que fazem a diferença em suas comunidades e recebeu o Prémio Laureus Sport for Good deste ano em Madrid.

O Kick4Life usa o futebol para alcançar crianças em situação de risco no Lesoto, promovendo educação em saúde, desenvolvimento de habilidades para a vida, direitos de gênero e empregabilidade. A organização inspiradora, que também foi indicada para este prêmio em 2022, alcançou mais de 250.000 jovens desde sua fundação em 2005.

Os indicados ao Laureus World Sports Awards são decididos pela mídia mundial, e os vencedores são votados pelos 69 membros da Laureus World Sports Academy – o júri desportivo máximo.

Este ano, a Academia também incluiu dois prêmios discricionários.

Rafael Nadal recebeu o Prémio Laureus Sporting Icon após um ano em que anunciou o fim de uma das maiores carreiras da história do ténis profissional. Um pacote de vídeo comemorativo de sua carreira foi especialmente dobrado por Morgan Freeman, que incluiu sua própria homenagem ao espanhol. Os prémios deste ano expandem o ‘Laureus Slam’ de Nadal – ele é o único atleta a ter vencido o  prémio de Desportista do Ano, o Retorno do Ano, o Revelação do Ano e o Prémio Laureus Dsporto para o Bem.

Rafael Nadal referiu que “os Laureus World Sports Awards são importantes para mim. Em 2006, ganhei o Prémio Laureus World Revelação do Ano em Barcelona, ​​na frente de heróis desportivos que inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo. Então, no ano passado – depois de ser nomeado duas vezes Desportista do Ano e também ganhar o Retorno do Ano – minha fundação teve a honra de ganhar o Prémio Laureus Desporto para o Bem, aqui em Madrid.”

E Kelly Slater, amplamente considerado o maior surfista de todos os tempos, recebeu o prémio Laureus pelo conjunto da obra. Slater é quatro vezes vencedor do prémio Laureus World Action Sportsperson of the Year e 11 vezes campeão da World Surf League.

© 1106 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.