Terça-feira 25 de Abril de 1600

COP promoveu Jogos do Mediterrâneo de Praia’2027 com responsáveis do Turismo e da Economia

COP-JogosMediterraneo2027- 24-04-2025

COP

O Comité Olímpico de Portugal reuniu com o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, com o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e com Gonçalo de Sampaio, Chefe de Gabinete do Ministro da Economia para lançar Jogos do Mediterrâneo em Portugal.

O encontro entre o presidente e vice-presidente do COP, respetivamente Fernando Gomes e Vasco Costa, teve como objetivo principal estreitar a cooperação entre o Movimento Olímpico e os responsáveis governamentais pelas áreas do Turismo e da Economia, interlocutores que mostraram disponibilidade e interesse em apoiar grandes eventos desportivos que promovam a marca Portugal, gerem impacto económico relevante e tenham, preferencialmente, dimensão global.

O COP manterseá disponível para receber e cooperar em propostas que se enquadrem nestes critérios, oferecendo apoio técnico e institucional na articulação de eventuais candidaturas federativas.

No âmbito da reunião, ficou ainda em aberto o apoio à organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027, agendado para entre os dias 11 e 18 de setembro desse ano, nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão) e na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), além do Rio Arade, que une os dois municípios anfitriões.

Os Jogos do Mediterrâneo reúnem, a cada edição, cerca de 26 nações e mais de 3.000 atletas nas modalidades de Andebol, Canoagem (mar), Futebol, Karaté (kata), Luta, Natação (águas abertas), Remo (sprint), Ténis, Vela (iQFoil e Fórmula Kite) e Voleibol, gerando forte retorno mediático e turístico.

Fernando Gomes destacou os Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 como “uma importante oportunidade de unir forças para posicionar Portugal como palco de referência internacional de excelência desportiva e turística”, sublinhando que “a organização de eventos de grande visibilidade fortalece o nosso tecido económico e reforça o espírito olímpico junto das comunidades locais”.

Com esta reunião, o COP deu mais um passo na consolidação de uma rede de parcerias estratégicas, alinhada com o seu compromisso de promover o Movimento Olímpico de forma ampla e agregadora, potenciando o desenvolvimento económico e social através do desporto.

 

COP-ACOLOP-24-04-2025

COP

ACOLOP com congresso em Cabo Verde

 

A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) realizou o 4º Congresso da Lusofonia na Cidade da Praia, Cabo Verde, subordinado ao tema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”.

Para além dos representantes dos doze Comités Olímpicos Nacionais que compõem esta estrutura – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Goa, Macau, Moçambique, São Tomé, Portugal, Sri Lanka e Timor-Leste – foram também convidados oradores especialistas entre os quais Diogo Nabais, Diretor do Departamento Jurídico e de Qualificação do Comité Olímpico de Portugal (COP), que apresentou o enquadramento jurídico do estatuto de utilidade pública e do estatuto de observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como a importância que estas estruturas podem ter no desenvolvimento da ACOLOP.

O dia de trabalho dedicado ao Congresso ficou ainda completo com intervenções sobre os Jogos da Lusofonia, o planeamento e gestão de programas baseados em consórcios e financiamento internacional e ainda parcerias que podem acrescentar valor aos membros da ACOLOP.

Nesta sexta-feira, o dia é dedicado à Assembleia Geral da ACOLOP.

© 1600 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.