Sábado 23 de Novembro de 2024

Salomé Rocha para repetir e Licínio Pimentel para ganhar

Jorge Pina-amblíopeSSA-2014

DR

São Silvestre da Amadora

A presença de Carla Salomé Rocha, vencedora o ano passado, na prova do dia 31 deste mês é a primeira novidade para a corrida mais competitiva que se efectua em Portugal no último dia de cada ano, mantendo-se fiel à tradição de São Silvestre.

Um excelente décimo lugar no europeu de corta mato, no domingo passado, foi a prova de que a aquisição do Benfica para esta nova época se encontra em muito boa condição física para manter o ceptro de campeã na Amadora, tal como se verificou o ano passado.

Salomé Rocha (desta vez com a camisola do Benfica), vai à da Amadora para novo “banho” de alegria e carinho por parte da grande multidão de amadorenses que, de novo, vão encher as artérias por onde a prova passa e aplaudir as mais recentes estrelas do atletismo nacional, tal como se verificou o ano passado quando a então atleta do Sporting venceu pela primeira vez.

O grupo feminino, que engrossará até ao dia da prova, conta ainda com a presença de Vera Nunes (a melhor portuguesa na matona de Nova Iorque, o ano passado e foi 2ª na mesma distância, já este ano, em Pádova – Itália, e que foi 7ª na Amadora em 2012 e 8ª o ano passado), para além de Cláudia Pereira (4ª também o ano passado) e Ercília Machado (5ª em 2012), a que se juntam a recém “mamã” Sandra Teixeira, 6ª em 2012 e Cátia Santos, 9ª em 2012, com Solange Jesus (10ª em 2012) também à espreitar a subida de mais lugares no “top tem”. A jovem Mónica Silva, que também integrou a selecção no europeu de crosse, é outra personalidade e ter em conta.

No sector masculino, Licínio Pimentel (2º ano passado, perdendo o título para Manuel Damião por poucos segundos), é o mais cotado para vencer, se bem que Eduardo Mbengani, que esteve no europeu de crosse, seja homem para discutir, palmo a palmo, a primazia na que será a 40ª São Silvestre da Amadora, que o Desportivo Operário do Rangel, com o apoio da Câmara Municipal, tem levado a efeito desde 1975.

José Moreira e Hélder Santos, 5º e 6º no ano passado, ficam também à espreita de uma eventual subida ao pódio, numa luta que pode ainda englobar Luís Pinto (6º em 2012) ou Ricardo Mateus, onde cabe também Paulo Gomes (7º o ano passado) e Carlos Silva.

Mas poderá surgir ainda uma terceira via para discutir o pódio masculino.

O que está adquirido, uma vez mais, é que a competitividade vai existir, provavelmente com o “auxílio” de um eventual outsider, que poderá ser o benfiquista Rui Pinto, que está em excelente condição física.

No decorrer da cerimónia de apresentação à comunicação social, foi apresentado o atleta amblíope Jorge Pina, que vai fazer a estreia na exigente prova na Amadora – juntamente com outros atletas do desporto adaptado – no que é a primeira vez que participam nesta corrida.

Na oportunidade, o Desportivo Operário do Rangel e a Câmara Municipal distinguiram o técnico António Fonseca e Costa, responsável pelas medalhas e outros êxitos alcançados pelos atletas Aurora Cunha e Carla Sacramento, bem como de Luís Jesus, Álvaro Silva e o atleta campeão paralímpico Paulo Coelho, bem com a RTP pela sua colaboração na promoção da prova ao longo dos 40 anos da histórica São Silvestre da Amadora.

Muito “assediados” pela comunicação social foram os campeões olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mota, com Carlos a ter vencido a prova de abertura (1975) pela primeira vez – repetindo mais duas vezes o triunfo – enquanto Rosa venceu em 1989, que foram distinguidos com a medalha comemorativa, extensiva ainda a Rita Borralho, que foi a primeira vencedora feminina na Amadora.

Com o número de inscrições a aproximar-se das nove centenas, é altura de ainda aproveitar as inscrições mais baratas para se despedir do ano “velho” em excelente condição física. Por isso, inscreva-se em www.sãosilvestredamadoa.pt.vu e venha ajudar a se chegar aos 1.500 participantes, que é o objectivo da organização.

Entretanto e como alerta para os automobilistas, a organização assinala que o centro da cidade da Amadora (por onde passa a prova) vai estar condicionado ao trânsito automóvel a partir das 17 horas e completamente encerrado a partir das 17h15 e até às 19,30 horas. Isto no dia 31 de Dezembro deste ano.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.