Com Lucas Honório em plano transcendental – marcou os quatro golos portugueses no tempo regulamentar – Portugal porfiou e chegou ao título de campeão europeu de sub23, depois de vencer a Espanha na fase de discussão por grandes penalidades.
Portugal conquistou – em Sant Sadurnì d’Anoia (Espanha) – o primeiro troféu sub-23, vencendo nas penalidades, num jogo absolutamente emocionante, onde a Espanha parecia estar à beira da vitória, mas em vez disso os lusitanos empataram 3-3 no final do tempo regulamentar, com golos (3) marcados por Lucas Honório e Jacobo (2) e Gonzalez, pelos espanhóis.
Um golo de Honório e Cervera, concluíram o prolongamento (4-4), pelo que se teve de recorrer à marcação de grandes penalidades para vencer, onde os marcados por Santos e Viti foram decisivos, com Portugal a ter a vantagem (2-1).
A França conquistou uma histórica medalha de bronze, derrotando a Itália por 4-3. Outra final difícil, mas os franceses venceram o jogo no segundo tempo, com os gols de Landrin, Thebault e Garcia, quando a Itália estava na liderança.
Quinto lugar para a Suíça, ganhando a posição ao vencer a Inglaterra e a Alemanha no confronto direto. Sexto lugar para a Inglaterra, graças à vitória da manhã por 2-0 contra a Alemanha. Sexto para a Inglaterra e sétimo para a Alemanha.