A 19ª edição da “Corrida Mimosa pela Vida” está agendada para dia 11 de maio, no habitual percurso ribeirinho entre Santos e os jardins de Belém, e quer mobilizar a comunidade para uma grande manhã de sensibilização para a prevenção do cancro da mama.
Esta prova solidária de 5 quilómetros, historicamente exclusiva à participação feminina, é agora mais inclusiva e junta mulheres e homens de todas as idades, com o objetivo de sensibilizar para a importância do rastreio na deteção precoce do Cancro da Mama e de angariar fundos para a aquisição de equipamentos de rastreio em todo o país. Em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta corrida organizada pelo Maratona Clube de Portugal desde 2006 e desde sempre apoiada pela Mimosa, já permitiu doar mais de 1,1 milhões de euros ao longo das suas 18 edições.
As inscrições, limitadas a 15 mil participantes, já estão abertas no site oficial do evento e a participação é inclusiva e aberta a todos, independentemente da idade ou condição física, podendo ser feita a correr ou a caminhar.
Miguel Moia presidente da direção do Maratona Clube de Portugal, sublinhou na apresentação que “a corrida Mimosa Pela Vida é uma prova que salva-vidas. Desde 2006, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, temos alertado para a importância do rastreio do Cancro da Mama. Quanto mais participantes, maior o donativo e, ao longo de 18 edições, já entregámos 1,1 milhões de euros. Este valor fez a diferença, mas sabemos que ainda há muito por fazer.
O reforço da nossa parceria com a Mimosa é a simbiose perfeita, comungamos dos mesmos valores o que justifica uma relação de mais de 30 anos.”
Teresa Bruno, coordenadora de marketing da marca Mimosa, referiu que “há mais de 30 anos que acreditamos no poder de correr, correr pela saúde, pelo convívio, pela superação e por grandes causas. A Corrida Mimosa pela Vida é uma extensão natural do nosso compromisso de longa data com a saúde, o bem-estar, as causas solidárias e o nosso propósito de Cuidar. Porque acreditamos que o mimo nunca é demais e é isso que nos alimenta enquanto sociedade que se quer melhor.
No âmbito competitivo, a “Corrida Mimosa Pela Vida” contará com vários nomes de topo do atletismo nacional, praticamente todos presentes nos recentes Europeus de estrada, que se realizaram na Bélgica.
Mariana Machado, 4ª nos 10 quilómetros dos Europeus, é a figura de proa da elite feminina, que contará ainda com Laura Taborda, Vanessa Carvalho, Mónica Silva e Susana Godinho (6ª na meia-maratona desses mesmos europeus).
Nos homens, Rui Pinto (8º na maratona dos Europeus) é o nome mais sonante, contando com a forte concorrência de Miguel Borges, Miguel Marques e Hermano Ferreira.
A transmissão é feita, mais uma vez, em direto pela RTP1, numa emissão para milhões de telespetadores.
O valor da inscrição é de 15,00. As mulheres e os homens a quem tenha sido diagnosticado qualquer tipo de doença oncológica ficam isentos de pagamento. Participação em equipa Há um incentivo à participação em pequenos grupos, de duas ou três participantes, com prémios exclusivos para as vencedoras.
Os desafios são: Prémio “Vodafone Mãe e Filha” (duas participantes), Prémio “3 Amigas CME” (três participantes).
Circuito de Meetings da Federação Portuguesa de Atletismo
O Circuito de Meetings de Portugal 2025 conhecerá a primeira competição ao ar livre no próximo dia 27 de abril, em Albufeira. Composto por 12 meetings, a que se juntam os Campeonatos de Portugal, este Circuito é uma oportunidade de excelência para que os atletas portugueses possam conseguir um conjunto de resultados que os valorizem, em termos de marcas e de posição nos “World Rankings”.
Dos 12 meetings que integram o Circuito de Meetings de Portugal 2025, destacamos os de Braga e Maia Cidade do Desporto, ambos de nível bronze do World Continental Tour, e dois meetings que fazem também parte do World Continental Tour, de categoria “Challenger”, o Meeting de Lisboa e o Gold Gala Fernanda Ribeiro.
De resto, mantêm-se no circuito os meetings de Albufeira (by AP Victória Sports & Beach), Vitor Tavares (Faro), Fernando Alves (Marinha Grande), Renato Silva (Vagos), Memorial Renato Ribeiro (Évora) e o Internacional de Lançamentos (Leiria), a que se junta, este ano, a edição inaugural do Meeting de Matosinhos.
Para além da obtenção de marcas, em ambiente de competição mais estimulante, os atletas terão a possibilidade de se poderem classificar num sistema que premeia os mais pontuados (10 mil euros a distribuir pelos dez primeiros masculinos e femininos) no final do Circuito, para além dos prémios em cada uma das competições.
Este ano, de acordo com o regulamento dos atletas, estes poderão participar em todas as provas, pontuando as quatro melhores prestações (que terão de ser em diferentes competições). A pontuação referente a marcas alcançadas nos Campeonatos de Portugal contará a dobrar.
Seguindo o exemplo de edições anteriores do Circuito, a Federação Portuguesa de Atletismo deixa uma palavra de incentivo aos atletas que vierem a participar em provas deste Circuito de Meetings, e ainda uma palavra de grande agradecimento e estímulo aos organizadores.
Na página própria, o Circuito de Meetings de Portugal (onde se disponibiliza o seu calendário) disponibiliza o regulamento para os atletas, o regulamento para os organizadores, as ligações para as páginas de cada competição, para procedimento de inscrições e acompanhamento de resultados. Logo que possível, também incluirá a grelha de provas de cada um dos meetings.