Depois de cerca de uma década de costas voltadas, o Comité Olímpico de Portugal e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal estão prestes a poder trabalhar para manter a história do olimpismo português.
A Comissão Executiva do COP, presidida por Fernando Gomes, e a AAOP, liderada por Sandra Sarmento, reuniram pela primeira vez após a mudança dos Órgãos Sociais do COP.
O encontro marcou o início de uma cooperação mais próxima, regular e efetiva entre ambas as entidades, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento dos nossos atletas, de forma a preparar e garantir condições mais sustentáveis para a sua vida pós-carreira.
Durante a reunião, foram discutidas propostas concretas para promover os valores do Movimento Olímpico e uma reinserção consistente no mercado de trabalho e na sociedade para os atletas após terminarem a sua carreira desportiva, para que se assegure uma vida pós-competição com maiores garantias e sustentabilidade.
O COP comprometeu-se ainda em fazer a articulação entre a AAOP e a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), liderada pelo triatleta João Silva, de forma a consolidar a cooperação entre ambas e a garantir aos atletas o melhor acompanhamento possível durante a carreira, assegurado pela CAO, e no pós-carreira, através da AAOP.
Esta uma novidade, positiva, porquanto, como se sabe, a AAOP nunca foi aproveitada nos últimos anos, antes pelo contrário, até teve de sair das instalações do COP (para espaço cedido pela Câmara Municipal de Cascais, onde tem a sede), face ao aumento da atividade desenvolvida pela gestão do COP e, quiçá, porque a AAOP não integra o COP face a ser uma instituição, administrativa e financeiramente, independente.
Além de Fernando Gomes e Sandra Sarmento, estiveram presentes Maria Carlos Santos e Patrícia Jorge, representando a AAOP, e Pedro Farromba, membro da Comissão Executiva do COP.
O diálogo construtivo e o compromisso demonstrado por todos os intervenientes confirmaram que o COP e a AAOP trabalharão conjuntamente para implementar medidas que elevem os padrões de apoio e bem-estar dos nossos atletas, valorizando-os ao longo de toda a sua trajetória, do desempenho à vida pós-carreira.