Sábado 19 de Abril de 2025

Portugal perdeu com Espanha e vai aos quartos de final no Europeu de Hóquei em Patins Sub-23

HPatins-EuroSub23 -- 16-04-2025 (1)

WSE

A Seleção Nacional de Sub-23 perdeu (8-5), esta quarta-feira, diante da Espanha, no último jogo da fase de grupos do europeu, apesar dos cinco golos marcados por Lucas Honório, com o conjunto luso a não conseguir assegurar o primeiro lugar do grupo e ter de disputar os quartos de final frente à Inglaterra, nesta quinta-feira.

Portugal entrou com a ambição de garantir o apuramento direto para as meias-finais. O jogo começou com grande intensidade, com a seleção espanhola a tentar explorar o erro adversário, enquanto os portugueses mostravam clara vontade de chegar à baliza adversária.

Com três minutos no relógio, Tiago Sanches viu o cartão azul, mas Guga Bento manteve o nulo ao defender o livre direto espanhol. Em inferioridade numérica, Portugal conquistou um penálti após falta sobre Zé Miranda, e Lucas Honório inaugurou o marcador com um remate colocado (0-1). Pouco depois, novo penálti para Portugal, que Lucas voltou a converter, desta vez com um remate rasteiro (0-2).

A resposta espanhola surgiu a nove minutos do intervalo, com o 1-2, mas Lucas Honório voltou a ampliar (1-3), após mais um azul para a equipa adversária. No entanto, os espanhóis voltaram a reduzir com um remate potente, após o meio rinque, para o 2-3 com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, a Espanha entrou com maior ascendente e beneficiou da 10ª falta portuguesa para empatar (3-3) e passou para a frente no minuto seguinte (4-3). Apesar da reação lusa, com o 4-5 pela 10ª falta espanhola e o 5-5 por azul, ambos marcados por Lucas Honório, o conjunto da casa acabou por ser mais eficaz na reta final. Três golos nos últimos minutos, dois deles de bola parada, fixaram o resultado nos 8-5 a favor da Espanha.

HPatins-EuroSub23 - 16-04-2025

WSE

O selecionador nacional, Paulo Freitas, considerou que “fomos eficazes na bola parada, faltou-nos eficácia no ataque posicional, mas mais importante do que isso é perceber que criámos, e criámos muito. Com o jogo já em 6-5 para a Espanha, temos 3 ou 4 situações claríssimas de golo que não conseguimos concretizar e o jogo depois volta a descambar. Na minha opinião foi um jogo que acaba por ser muito igualado. Se calhar o resultado mais justo seria o empate, mas não afeta minimamente aquilo que são as nossas aspirações”.

Freitas explicou ainda que “agora temos de descansar, recuperar os jogadores do ponto de vista físico e emocional e percebermos que o jogo mais importante que temos é o próximo. Vamos analisar este jogo, perceber onde não conseguimos ser eficazes, perceber também alguns erros que cometemos. Analisar o jogo, corrigir os erros, manter aquilo que está bem e focarmos no próximo jogo, que é o jogo mais importante que nós temos”.

O selecionador enfatizou também que “está tudo em aberto. Estiveram aqui duas grandes seleções e não nos podemos esquecer que ainda temos uma Itália que tem um nível também altíssimo e que já o provou, nomeadamente nos dois jogos que fez, quer com Portugal, quer com a Espanha. Temos uma França também com muita qualidade e penso que, não havendo mais nenhuma surpresa, serão estas quatro equipas que estarão presentes nas meias-finais”.

Os quartos de final jogam-se nesta quinta-feira, com o Portugal-Inglaterra (19h30), mais o Suíça-França e o Itália-Alemanha.

Recorde-se que Portugal começou por empatar (3-3) com a Itália, derrotou a Suíça (8-1) e perdeu 8-5 com a Espanha, no grupo mais forte.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.