No final da penúltima etapa na Volta ao País Basco, João Almeida continua a liderar a classificação geral e a vestir de amarelo. Almeida mantém 30 segundos de vantagem para o alemão Maximilian Schachmann e 38 para Florian Lipowitz, não se registando alterações na frente da corrida.
Na chegada a Gernika-Lumo, após 172,3km percorridos desde Urduña, o primeiro a cortar a meta foi o irlandês Ben Healy (3.55.57), com 1.47 de vantagem para Axel Laurance, tendo o pelotão – onde se inseria João Almeida – ter chegado um segundo depois.
Nelson Oliveira completou a etapa de hoje em 78º lugar e parte amanhã na 32ª posição, a cerca de 15 minutos do topo da geral.
A prova termina este sábado, com a etapa decisiva a ter 153,4km, com partida e chegada a Eibar, num percurso com várias contagens de montanha, três delas de primeira categoria.
Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto
O Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto vai decorrer no próximo domingo e será o palco da decisão da Taça de Portugal de Estrada nas categorias Elite e Sub-23. A prova foi apresentada no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
À oitava edição, a corrida até aqui conhecida como “Clássica das Aldeias do Xisto” surge com uma nova designação e uma nova ambição. A Federação Portuguesa de Ciclismo assume a organização direta da prova, mantendo o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), mas alargando a sua base de cooperação à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e à Turismo Centro de Portugal.
A cerimónia de apresentação contou com intervenções de Cândido Barbosa, presidente da FPC, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil e vice-presidente da CIM RC e Rui Simão, presidente da ADXTUR, bem como de Manuel Domingues, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, municípios que vão acolher a partida e a chegada da prova.
O percurso renovado, que garante ao Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto uma dimensão territorial mais ampla, foi apresentado por Sérgio Sousa, coordenador técnico de estrada da FPC. Com a premissa de ligar o mar à serra, a viagem de 151,2 quilómetros tem início na marginal da Figueira da Foz, passa pelos concelhos de Montemor-o-Velho, Coimbra, Penacova (1ª meta particular), Tábua (2ª meta particular) e termina concelho de Oliveira do Hospital (3ª meta particular), na histórica Aldeia das Dez.
São esperados 125 ciclistas, num pelotão que irá contar com as nove equipas continentais portuguesas – Anicolor-Tien21, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense-Beeceler, GI Goup Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua -, mas também com as melhores equipas nacionais de clube – Maia/Earth Consulters, Óbidos Cycling Team, Porminho Team, Santa Maria Feira-Moreira-Bolflex-E.Leclerc, Soma Group.