O Panathlon Clube de Lisboa assumiu, no protocolo com a APEE, a Presidência da Comissão Técnica, onde se afirma, a seu tempo:
- que o Panathlon Clube de Lisboa integra o movimento internacional Panathlon International, reunindo clubes e membros em todo o mundo, é uma organização de referência reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional e dedicada à promoção da Ética, do Fair Play e dos Valores do Desporto;
- que o PCL defende o desporto como um meio de formação humana e social, promovendo debates, iniciativas e projetos que reforçam a importância da ética e da integridade no desporto e na sociedade;
- que a APEE e o PCL tencionam unir esforços para fomentar a Ética e a Integridade no Desporto, criando sinergias a partir da sua ação conjunta, que reforcem a ética e a integridade como elementos estruturantes da estratégia e da prática desportiva, alinhadas no propósito de criar um impacto positivo e duradouro na sociedade portuguesa, contribuindo para um desporto mais justo, transparente e alinhado com os princípios da sustentabilidade organizacional, especificando que:
1. O protocolo estabelece a parceria estratégica entre a APEE e o PCL com vista à criação, no âmbito do Sistema Português de Qualidade, de uma Comissão Técnica de Ética e Integridade no Desporto.
2. Esta Comissão Técnica tem como objetivo o desenvolvimento de referenciais normativos, orientações técnicas, ferramentas de avaliação e certificação e a promoção de iniciativas de sensibilização e de formação, que sirvam de referência e capacitem as organizações desportivas, clubes, federações e demais entidades do setor para a adoção e reforço de estratégias e práticas alinhadas com princípios e valores éticos e socialmente responsáveis.
3. Esta iniciativa visa contribuir para o reforço da integridade e da responsabilidade social no desporto, promovendo a adoção de padrões alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios internacionais de ética e integridade desportiva.
Para o cargo de Presidente da Comissão Técnica CT 230 – Ética e Integridade no Desporto, do IPQ, o Clube designou o nosso sócio Dr. Luís Paulo Relógio.
Tendo como Secretária da Comissão Técnica a Dra. Maria Isabel Mendes da APEE, o Dr. Luís Paulo Relógio convidou para integrarem a CT os Drs. Luís Horta, Diogo Guia e João Paulo Almeida, que prontamente aceitaram.
Trata-se de um momento histórico de afirmação e reconhecimento do papel e competência do Panathlon Clube de Lisboa na defesa dos valores primários do Desporto nos últimos 45 anos.
O protocolo foi assinado entre o Presidente do IPQ -Instituto Português de Qualidade (Organismo Normalizador Nacional), Dr. João Pimentel e o Presidente da APEE-Associação Portuguesa da Ética Empresarial (Organismo Normalizador Setorial), Engº Mário Parra da Silva, o Protocolo de Constituição da “CT 230 – Ética e Integridade no Desporto”, do IPQ.
Acompanharam esta cerimónia solene o Presidente do PCL, Mário Almeida, e o Luís Paulo Relógio, bem como a Maria João Graça e Maria Isabel Mendel, respetivamente vogais do IPQ e da APEE.
A APEE irá coordenar, através da “CT 230 – Ética e Integridade no Desporto”, a elaboração de um projeto de norma guia para a Ética e Integridade no Desporto, transpondo para a normalização nacional o documento normativo IWA 46:2024 Ethics and integrity in sport — Guidelines, como referencial reconhecido globalmente para a promoção da integridade e da boa governação nas organizações desportivas, sendo essencial assegurar a sua aplicabilidade e implementação eficaz em Portugal.