Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, na intervenção feita na abertura da apresentação da iniciativa “Cuida-te | A Tua Saúde Importa!”, destacou a abertura das “candidaturas à Medida 2 – Intervenção Comunitária do Programa Cuida-te, que visa promover o desenvolvimento de projetos na área da prevenção de fatores de risco e da promoção de fatores de proteção para a saúde mental e o bem-estar emocional de pessoas jovens”.
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, aproveitou para reforçar o compromisso “do governo com a juventude, destacando a importância deste programa destinado a jovens entre 12 e 30 anos”.
O “Cuida-te” visa promover a saúde juvenil e os estilos de vida saudáveis, oferecendo apoio e aconselhamento psicológico em quatro áreas de intervenção: saúde mental e bem-estar emocional como eixo central, corpo e atividade física, alimentação, sexualidade e comportamentos aditivos.
As consultas, gratuitas e confidenciais, de psicologia, nutrição e enfermagem são realizadas online ou presencialmente, nas capitais de distrito de Portugal e asseguradas por profissionais qualificados.
O novo Programa “Cuida-te”, viu reforçado o número de profissionais a nível nacional, para as equipas em atividade nos Gabinetes de Saúde Juvenil, num total de 118: psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de serviço social e de atendimento psicossocial e outros profissionais de saúde.
Na ocasião foi apresentada a nova imagem deste programa, aplicada em todos os Gabinetes de Saúde Juvenil e nas Unidades Móveis, para melhor atender às necessidades dos jovens.
Para mais informações e marcação de consultas, os jovens devem aceder ao portal do IPDJ.
De entre outras figuras públicas presentes, de salientar Carlos Lopes, o primeiro campeão olímpico do desporto português.