A cidade das Caldas da Rainha foi o cenário da 19ª edição do Mega Sprinter – uma iniciativa do Desporto Escolar em parceria com a Federação – reunindo cerca de 800 alunos de todo o país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.
Nesta edição, os atletas internacionais Lorène Bazolo (Velocidade) e Gerson Baldé (Salto em Comprimento) foram os embaixadores do evento, proporcionando momentos de interação com os alunos.
O primeiro dia do evento começou com a chegada das delegações, a cerimónia de abertura e a primeira jornada de competições.
No segundo dia, os alunos deram continuidade às competições. Ao longo da manhã, as cerimónias de entrega de prémios foram intercaladas com as provas, premiando os atletas em diferentes disciplinas e escalões.
Destaque ainda para a iniciativa de sensibilização organizada pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), que desafiou centenas de jovens a participarem num “quizz” sobre antidopagem, visando a promoção de valores desportivos e educação antidopagem em todos os níveis do desporto e de forma inclusiva.
O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, e o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, que referiram o papel do Desporto Escolar na aprendizagem e na criação de oportunidades para o futuro dos jovens alunos.
O Mega Sprinter tem como objetivo incentivar a prática do Atletismo. O evento incluiu diversas provas, nomeadamente, o “Mega Salto em Comprimento”, “Mega Lançamento do Vortex”, “Mega Lançamento de Precisão”, “Mega Km” e o “Mega Sprinter – 40 metros”.
Desde a fase escolar até à fase nacional, passando pelas fases locais e regionais, o Mega Sprinter envolveu mais de 100 mil alunos e milhares de professores.