Quarta-feira 02 de Abril de 2025

Benfica sagrou-se tetracampeão nacional em Andebol (feminino)

Andebol-BenficaCampeãoFeminino-31-03-2025

FAndebolPortugal

O Benfica derrotou a ADA São Pedro do Sul (27-20) e sagrou-se campeão nacional pela quarta vez consecutiva e 11ª na história. Inês Laranjeira, com nove remates acertados, foi decisiva para deixar dois pontos em Braga.

As comandadas de Luís Monteiro cedo mostraram que só havia um desfecho possível e entraram a todo gás, alcançando uma vantagem de sete golos (11-4) ainda antes do equador da primeira parte. A ADA São Pedro do Sul tinha uma palavra a dizer e conseguiu assinar três golos de uma assentada sem sofrer, o que deu uma pequena injeção de moral à turma visitante (11-7), à entrada para os últimos 10 minutos.

Perto dos 25’ o Benfica voltou ao patamar dos sete golos (17-10), numa altura em que as internacionais portuguesas Maria Unjanque e Matilde Rosa eram os principais destaques do jogo. Até ao soar da buzina para o descanso as encarnadas ainda alcançaram oito inéditos golos de vantagem, como resposta ao período de crescimento contrário.

Com 30 minutos para segurar a liderança, uma vantagem encorpada e os níveis de motivação em cima, era uma questão de tempo até chegar a confirmação da revalidação do título. Mas a segunda parte não foi um passeio para as águias (18-11 ao intervalo).

No reatar da partida, a guardiã Matilde Rosa continuou a mostrar os melhores argumentos e começava a desenhar uma exibição de luxo ao alcance de poucas. Os primeiros minutos pós-intervalo trouxeram algum equilíbrio e a ADA São Pedro do Sul conseguiu aumentar ligeiramente a qualidade do seu jogo, reduzindo para cinco golos aos 49’ (23-18), mas sem fazer tremer as ambições das campeãs nacionais, que continuavam a contar com uma inspiração acima da média de Matilde Rosa entre os postes. Sem conseguir distanciar-se e ganhar mais fôlego, o SL Benfica vencia por 24-19 aos 54’ quando Luís Monteiro decidiu pedir time-out.

A paragem fez bem à turma da Luz, que sentenciou a partida com um parcial de 3-1, voltando a agarrar uma vantagem de sete golos com que terminou a primeira parte, antes de atletas e equipa técnica fazerem a festa juntamente com os adeptos presentes no Pavilhão da Luz.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.