Portugal sagrou-se campeão europeu VIRTUS, em pista curta, na competição (masculina) que decorreu na cidade finlandesa de Espoo, para o que contribuiu as 17 medalhas conquistadas pelos atletas portugueses.
Para além do mais, a equipa nacional feminina obteve o 4º lugar.
No conjunto das jornadas, Portugal alcançou 17 medalhas, com a jornada deste domingo a valer três de ouro, para Ana Filipe, nos 60 metros barreiras; para Igor Oliveira, nos 200 metros, com a maraca de 22.20 segundos, recorde nacional; e para Sandro Baessa, nos 800 metros, com 1.58,32.
De prata foram as prestações de Ana Filipe, no triplo salto, com 11,03 metros; e de Lenine Cunha, na mesma disciplina, com 12,80 metros. Lenine Cunha subiu ainda ao pódio, no terceiro lugar, no salto em altura, com 1,62 metros; e na estafeta 4×400 metros, juntamente com Igor Oliveira, Tiago Ramos e Sandro Baessa.
“Eu sabia que podia ficar bem classificada, mas não em primeiro lugar, no caso dos 60 metros barreiras. No triplo salto, fiz bons saltos, mas infelizmente não chegaram para o ouro, de qualquer forma foi uma boa prestação”, destacou, no final, Ana Filipe.
Sandro Baessa referiu que a sua prestação foi “feliz”, já que conseguiu fazer uma boa prova nos 800 metros, além “da estafeta, que correu muito bem”. “É uma honra ser campeão da Europa”, disse.
Já Lenine Cunha, na qualidade de capitão de equipa, sublinhou a boa prestação coletiva e apontou para um futuro de trabalho e para uma equipa ainda mais coesa. “Saio daqui com seis medalhas e só tenho a dizer: Nunca desistam dos vossos sonhos!”