Sexta-feira 02 de Abril de 3694

Jovem britânico Noah Hobbs triunfou na 42ª Volta ao Alentejo em Ciclismo

Ciclismo-VoltaAlentejo-30-03-2025

Podium Events / Matias Novo

Aos 20 anos, o britânico Noah Hobbs (EF Education/ Aevolo) tornou-se no novo “King” da Volta ao Alentejo, passando a ser o mais jovem corredor a triunfar na prova.

À vitória na Geral Individual, o ciclista natural de Londres, triunfou nas etapas de Moura e Arraiolos, e ganhou as classificações dos Pontos e Juventude, além de dois segundos lugares nas etapas de Grândola e Évora.

Apesar da sua juventude, Hobbs mostrou ser um corredor maduro e de grande futuro e que certamente vai ascender rapidamente à equipa principal, onde milita o português Rui Costa.

A etapa entre Estremoz e Évora, na distância de 151,1 km, corrida à excelente média de 47,375 km/hora, foi ganha pelo italiano Luca Giaimi (UAE/Team Emirates/ Gen-Z), o único sobrevivente de uma escapada de três corredores e que conseguiu aguentar a perseguição do pelotão, terminando com dois segundos de vantagem e à frente do camisola amarela. Giaimi parte de Portugal com duas vitórias, as primeiras da carreira, depois de no passado domingo ter ganho o Troféu Internacional da Arrábida.

Durante 110 quilómetros a camisola esteve no corpo do basco Gotzon Martin (Euskaltel/Euskadi), que estava a escassos 28 segundos de Hobbs e integrava a fuga do dia que teve uma vantagem máxima de 1’50” e que obrigava a EF Education/Aevolo a trabalhar no pelotão para não permitir veleidades ao espanhol que só foi alcançado nos dois quilómetros finais da tirada.

A Aviludo/Louletano/Loulé Concelho acreditou até ao fim que era possível levar German Nicolas Tivani à vitória da etapa e com as bonificações ganhar a “Alentejana” daí terem trabalhado no pelotão para anular a fuga, mas o argentino acabaria por ser quinto longe das bonificações.

Destaque para as prestações de Pedro Pinto (Efapel Cycling) que foi o único que contrariou Noah Hobbs nas vitórias das diversas classificações triunfando na Montanha, para a Rádio Popular/Paredes/Boavista que venceu a classificação Coletiva e para Tiago Antunes (Efapel Cycling) o melhor português na geral individual. Realce também para o segundo lugar de Tivani e o terceiro de David Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), a mais recente aquisição da equipa algarvia.

Luca Giaimi (UAE/ Team Emirates/Gen-Z), revelou “estar muito feliz com esta vitória depois uma fuga importante. Ganhei em Palmela no passado domingo. Portugal é o meu país da sorte”.

Noah Hobbs (EF Education/AEvolo) referiu estar “muito feliz com a forma como tudo correu no Alentejo, com a equipa, a prova e as vitórias, e fico muito feliz por suceder a Indurain e muitos outros”.

Joaquim Gomes (diretor da volta) fez “um balanço muito positivo como a prova mais bonita do Mundo decorreu. Foi formidável. A aposta que fazemos nas equipas de formação das grandes equipas do World Tour é a correta. Fica demonstrado que os jovens têm o futuro assegurado com o trabalho feito no Alentejo”.

Ciclismo-VoltaAlentejo--30-03-2025

Podium Events / Matias Novo

Classificação da Etapa

1º- Luca Giaimi/ITA (UAE/Team Emirates/Gen-Z) 3h11’22” (média de 47.375 kms/hora), 2º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo) a 2”, 3º- Leangel Linarez/VEM (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) m.t., 4º- Davide Stella/ITA (UAE/Team Emirates/Gen-Z) m.t. e 5º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) m.t.

Classificação Geral

1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 18h40’51”, 2º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a 12”, 3º- David Jesus Peña/COL (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) a 13”, 4º- Pau Marti /ESP (Israel/Premier Tech Academy) a 19” e 5º- Xabier Berasategi/ESP (Euskalter/ Euskadi) a 22”.

Equipas: Rádio Popular/ Paredes/ Boavista

Pontos: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

Montanha: Pedro Pinto (Efapel Cycling)

Juventude: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

Hobbs Noah, nasceu em Londres, a 23 de julho de 2004, tem 20 anos, é profissional desde 2023 e com as três vitórias no Alentejo, tem seis vitórias na carreira. 1ª vitória da carreira * 22/05/23 (Groupama/ FDJ Continental): -Etapa do Alpes Isère Tour/ França

Todas as vitórias: 2 etapas do Alpes Isère Tour/ França (2024), 1 etapa do Tour Alsace/ França (2024), duas etapas na Volta ao Alentejo/Moura e Arraiolos e Geral Individual da Volta ao Alentejo (2025).

 

Ciclismo-VoltaAlentejo-Europeu-30-03-2025Taça da Europa de BMX

Renato Silva melhorou este domingo a prestação na Taça da Europa de BMX, ao ficar na 28.ª posição na corrida de sub-23 da segunda prova, que decorreu em Verona.

O ciclista português havia ficado na 34.ª posição na véspera, na primeira Taça da Europa, e esta manhã melhorou o resultado, depois de ter chegado aos quartos de final, onde acabou por não conseguir seguir em frente.

“A corrida do Renato foi dentro do expectável. Foi uma corrida difícil, mas conseguiu melhorar bastante os tempos. É uma boa performance, com boas sensações”, afirmou o selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida.

Também Leonor Carvalho melhorou a prestação na corrida de juniores feminina face a sábado. Em estreia nestas andanças, a jovem ficou na 23.ª posição, depois de não ter conseguido apurar-se para a segunda ronda.

“A Leonor Carvalho ainda não conseguiu um grande resultado, mas conseguiu ser mais rápida em pista e conseguiu andar mais bem colocada no grupo. Conseguiu apanhar o ritmo e de ontem para hoje foi quase dois segundos mais rápida em pista, isso faz diferença. Ontem estava mais tímida, hoje estava mais solta”, disse Alexandre Almeida.

 

Sorte diferente teve Bruno Cardoso na corrida de elite masculina, ele que se lesionou logo na primeira ronda, fruto de uma queda. Ainda foi à repescagem, mas ficou-se pela 55.ª posição.

“Não foi um dia positivo para o Bruno. Nos treinos teve duas saídas boas, mas teve uma caída logo na primeira ronda de competição. Magoou-se nas costas e numa perna. Ainda tentou fazer o melhor possível na ronda de qualificação, mas não estava a 100 por cento”, afirmou o selecionador nacional.

A Seleção Nacional de BMX despede-se assim de um fim de semana de competição em Itália, onde participou na primeira e na segunda Taça da Europa. Para Alexandre Almeida, “os resultados de domingo foram mais positivos para as ambições” lusas.

“Este fim de semana serviu essencialmente para ganharmos ritmo, estivemos a competir com os melhores da Europa, é nestas competições que temos de estar. Conseguimos também desenvolver outras competências, como por exemplo a nível tático. Estivemos aqui para ganhar experiência competitiva”, concluiu.

© 3694 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.