Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), venceu a quarta etapa da Volta ao Alentejo, neste sábado e que ligou Monforte a Castelo de Vide.
Naquela que era considera a etapa rainha, os mais de 147 quilómetros de corrida foram bastante agitados, com vários protagonistas. No final, superiorizou-se Peña, ao lado de Pau Martí (Israel Premier Tech Academy), segundo classificado.
A três segundos desta dupla e a fechar o pódio ficou Matthias Schwarzbacher (UAE Team Emirates), enquanto Gen Z. Noah Hobbs (EF-Education-Aevolo) chegou em oitavo, a seis segundos do vencedor, resultado que permite manter a Camisola Amarela, com uma vantagem de seis segundos para Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé).
Ao quilómetro 17 deu-se a primeira fuga com sucesso, de um grupo com 32 ciclistas no qual Jens Verbrugghe (Israel Premier Tech Academy) era o mais bem classificado da geral, a 27 segundos da liderança.
Ao quilómetro 58 o pelotão voltou a ficar compacto, mas nem por isso a prova acalmou. A corrida voltou a partir pouco depois, com vários ataques, e foi um grupo de 32 ciclistas, do qual fazia parte o Camisola Amarela, que chegou à frente aos últimos momentos do percurso.
Na meta, foi Jesús Peña a festejar, apesar de ser Noah Hobbs a manter a Camisola Amarela – e a encaminhar a vitória final, já que a última etapa, este domingo, tem prevista uma chegada ao sprint.
Hobbs continua também a ser líder da juventude e da classificação por pontos. Na montanha, Pedro Pinto (Efapel Cycling), com mais três vitórias em contagens de montanha, reforçou a Camisola Azul.
Este domingo, a Alentejana termina com uma etapa de 151,1 km entre Estremoz e Évora.