Dez foram as medalhas conquistadas, neste sábado, pela seleção portuguesa de atletismo português nos Campeonatos da Europa Virtus, que decorrem até amanhã em Espoo, na Finlândia. Portugal termina, assim, a primeira jornada no primeiro lugar coletivo, em masculinos, e no terceiro lugar coletivo, em femininos.
Individualmente, destaque para Lenine Cunha, que arrecadou uma medalha de ouro, no pentatlo; uma medalha de prata, nos 4×200 metros, juntamente com Igor Oliveira, Tiago Ramos e Sandro Baessa, com a marca de 1m28s10′; e uma medalha de bronze, no salto em comprimento, com 6,26 metros.
Lenine Cunha, que é o atleta mais experiente e mais medalhado de sempre, partilhou, no final, a felicidade destas conquistas para o Atletismo nacional, numa época que confessou ter sido particularmente difícil: “Passei por um momento muito difícil este ano, durante o qual ponderei terminar a minha carreira, o que acabei por não fazer devido ao apoio e incentivo das pessoas à minha volta, e aqui estou eu a conseguir uma das melhores prestações nestes campeonatos. Sinto-me bem e estou muito feliz e agradecido à minha família, ao meu clube, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro e ao meu treinador, Mário Aníbal.”
Tiago Ramos também teve, além da prata na estafeta de 4×200 metros, uma prestação de destaque, ao sagrar-se campeão da Europa de salto em comprimento, com a marca de 6,36 metros. “Senti-me bem e acredito que poderia ter realizado uma melhor marca, mas dei o meu melhor, tanto no salto em comprimento, como na estafeta, que integrei pela primeira vez”, disse Tiago Ramos, no final, que confessou estar focado na obtenção de melhores marcas para a época de verão.
Igor Oliveira também termina este primeiro dia com a conquista do título de campeão da Europa, mas nos 60 metros, distância que cumpriu em 6s92′; somando igualmente o ouro à prata obtida na estafeta de 4×200 metros; tendo competido também no salto em comprimento, que terminou na sexta posição, com 5,84 metros. “Estou muito contente, senti-me muito bem a correr e por conseguir contribuir para o primeiro lugar coletivo. Amanhã vou competir nos 200 metros e na estafeta de 4×400 metros e espero conseguir ajudar a equipa e conquistar mais medalhas”, disse o atleta no final.
De prata foram ainda as prestações de Carina Paim, nos 400 metros, com a marca de 61s79′; de Ana Filipe, no salto em comprimento, com 5,12 metros; e de Afonso Roll, nos 3000 metros marcha, prova que cumpriu em 16m01s06′.
Além de Lenine Cunha, também Sandro Baessa conquistou o bronze, mas nos 400 metros, com o tempo de 52s20′; bem como Cristiano Pereira, nos 1500 metros, prova que concluiu em 4m05s89′.
Na mesma prova de 1500 metros, Cristiano Silva Pereira classificou-se na quarta posição, com o tempo de 4m12s32′. Inês Fernandes terminou o concurso do lançamento do peso no 8.º lugar, com 10,28 metros.
Amanhã, a primeira a entrar em ação é Ana Filipe, nos 60 metros barreiras, do heptatlo, às 11h05, menos duas horas em Portugal. Confira, abaixo, o horário da participação portuguesa.
Federação protocola com Entrajuda
A Federação Portuguesa de Atletismo assinou um Protocolo de Cooperação com a Entrajuda, uma associação de apoio a instituições de solidariedade social, que visa promover a inclusão social e a capacitação de clubes, associações e dirigentes desportivos.
A parceria irá fornecer recursos essenciais, como equipamento desportivo, roupa, calçado, mobiliário de escritório e material informático, além de formação em áreas como gestão, contabilidade e liderança.
Domingos Castro, presidente da Federação, destacou a eficiência da Entrajuda na gestão e distribuição de bens, reforçando o compromisso da Federação em garantir igualdade de oportunidades, no acesso ao atletismo, tendo realçado que “é de enaltecer o trabalho que a Dr.ª Isabel Jonet e a sua equipa de colaboradores desenvolvem, nomeadamente, em toda a gestão de bens que chegam à instituição, como na eficiência e transparência na distribuição equitativa dos mesmos.”
Este protocolo insere-se no pilar número 3 da estratégia 2024-2028 desta Direção, que assenta na responsabilidade social e ambiental.