Sexta-feira 01 de Abril de 6439

Seleção Portugal conquistou dez medalhas na abertura dos Europeus de atletismo VIRTUS

Atl-Virtus-29-03-2025 (1)

FP Atletismo

Dez foram as medalhas conquistadas, neste sábado, pela seleção portuguesa de atletismo português nos Campeonatos da Europa Virtus, que decorrem até amanhã em Espoo, na Finlândia. Portugal termina, assim, a primeira jornada no primeiro lugar coletivo, em masculinos, e no terceiro lugar coletivo, em femininos.

Individualmente, destaque para Lenine Cunha, que arrecadou uma medalha de ouro, no pentatlo; uma medalha de prata, nos 4×200 metros, juntamente com Igor Oliveira, Tiago Ramos e Sandro Baessa, com a marca de 1m28s10′; e uma medalha de bronze, no salto em comprimento, com 6,26 metros.

Lenine Cunha, que é o atleta mais experiente e mais medalhado de sempre, partilhou, no final, a felicidade destas conquistas para o Atletismo nacional, numa época que confessou ter sido particularmente difícil: “Passei por um momento muito difícil este ano, durante o qual ponderei terminar a minha carreira, o que acabei por não fazer devido ao apoio e incentivo das pessoas à minha volta, e aqui estou eu a conseguir uma das melhores prestações nestes campeonatos. Sinto-me bem e estou muito feliz e agradecido à minha família, ao meu clube, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro e ao meu treinador, Mário Aníbal.”

Tiago Ramos também teve, além da prata na estafeta de 4×200 metros, uma prestação de destaque, ao sagrar-se campeão da Europa de salto em comprimento, com a marca de 6,36 metros. “Senti-me bem e acredito que poderia ter realizado uma melhor marca, mas dei o meu melhor, tanto no salto em comprimento, como na estafeta, que integrei pela primeira vez”, disse Tiago Ramos, no final, que confessou estar focado na obtenção de melhores marcas para a época de verão.

Igor Oliveira também termina este primeiro dia com a conquista do título de campeão da Europa, mas nos 60 metros, distância que cumpriu em 6s92′; somando igualmente o ouro à prata obtida na estafeta de 4×200 metros; tendo competido também no salto em comprimento, que terminou na sexta posição, com 5,84 metros. “Estou muito contente, senti-me muito bem a correr e por conseguir contribuir para o primeiro lugar coletivo. Amanhã vou competir nos 200 metros e na estafeta de 4×400 metros e espero conseguir ajudar a equipa e conquistar mais medalhas”, disse o atleta no final.

De prata foram ainda as prestações de Carina Paim, nos 400 metros, com a marca de 61s79′; de Ana Filipe, no salto em comprimento, com 5,12 metros; e de Afonso Roll, nos 3000 metros marcha, prova que cumpriu em 16m01s06′.

Além de Lenine Cunha, também Sandro Baessa conquistou o bronze, mas nos 400 metros, com o tempo de 52s20′; bem como Cristiano Pereira, nos 1500 metros, prova que concluiu em 4m05s89′.

Na mesma prova de 1500 metros, Cristiano Silva Pereira classificou-se na quarta posição, com o tempo de 4m12s32′. Inês Fernandes terminou o concurso do lançamento do peso no 8.º lugar, com 10,28 metros.

Amanhã, a primeira a entrar em ação é Ana Filipe, nos 60 metros barreiras, do heptatlo, às 11h05, menos duas horas em Portugal. Confira, abaixo, o horário da participação portuguesa.

Federação protocola com Entrajuda

A Federação Portuguesa de Atletismo assinou um Protocolo de Cooperação com a Entrajuda, uma associação de apoio a instituições de solidariedade social, que visa promover a inclusão social e a capacitação de clubes, associações e dirigentes desportivos.

A parceria irá fornecer recursos essenciais, como equipamento desportivo, roupa, calçado, mobiliário de escritório e material informático, além de formação em áreas como gestão, contabilidade e liderança.

Domingos Castro, presidente da Federação, destacou a eficiência da Entrajuda na gestão e distribuição de bens, reforçando o compromisso da Federação em garantir igualdade de oportunidades, no acesso ao atletismo, tendo realçado que “é de enaltecer o trabalho que a Dr.ª Isabel Jonet e a sua equipa de colaboradores desenvolvem, nomeadamente, em toda a gestão de bens que chegam à instituição, como na eficiência e transparência na distribuição equitativa dos mesmos.”

Este protocolo insere-se no pilar número 3 da estratégia 2024-2028 desta Direção, que assenta na responsabilidade social e ambiental.

 

© 6440 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.