João Geraldo conquistou o terceiro título de campeão nacional de seniores, ao vencer na final Marcos Freitas (4-2), no primeiro Campeonato Nacional que contou com a presença de dois atletas olímpicos. Geraldo já tinha subido ao lugar mais alto do pódio em 2021 e 2015.
Rafael Kong (CTM Mirandela) e Gonçalo Gomes (CD 1º maio) terminaram no 3º lugar.
No percurso até à final, Geraldo venceu Gonçalo Gomes (4-0), Tiago Li (CD São Roque) nos quartos de final (3-1) e Tiago Olhero (CCR Arrabães) por 3-0 nos oitavos de final.
João Geraldo salientou que “estou muito feliz com a vitória, a final foi um jogo de um nível muito alto. Foi uma vitória muito especial para mim, também porque tinha cá a minha família toda a ver, a minha sobrinha de seis meses. Foi um jogo bastante difícil contra o Marcos, um atleta que eu admiro e respeito imenso, mas neste jogo dei o meu melhor para ganhar, para sair vencedor e estou muito feliz com a vitória.” Geraldo venceu com os parciais de 11-9, 8-11, 9-11, 11-6, 11-4, 11-2.
Singulares Masculinos
1º João Geraldo (Les Loups d’Angers TT, França)
2º Marcos Freitas (CD São Roque)
3º Rafael Kong (CTM Mirandela)
Gonçalo Gomes (CD 1º Maio)
Entretanto, Tatiana Garnova (GDCS Juncal) sagrou-se campeã nacional de seniores depois de vencer na final disputada no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia a sportinguista Matilde Pinto por 4-1. É o segundo título da atleta de origem russa, depois de ter vencido em 2023.
Júlia Leal (GDCS Juncal) e Inês Matos (CTM Mirandela) completaram o pódio.
Tatiana Garnova já tinha conquistado a medalha de ouro na prova de pares femininos, fazendo dupla com Júlia Leal.
Para chegar à final, Garnova venceu Inês Matos (CTM Mirandela) nas meias-finais (4-2) e Inês Fernandes (CP Alvito) nos quartos de final (3-0).
A atleta de 29 anos joga em Portugal desde 2014, tendo sempre representado a equipa açoriana do Juncal.
Tatiana referiu que “estou pronta para novos desafios. Fiquei muito feliz por ser campeã nacional por Portugal. Esta vitória é o resultado de muitos anos de trabalho, da confiança e apoio da minha equipa. Hoje provei que posso lidar com dificuldades na mesa. Obrigado a todos que acreditaram em mim e me inspiraram. Este troféu é para vocês. Ainda há muitos objetivos pela frente e estou pronta para novos desafios. Obrigada!”
Por outro lado, Gonçalo Gomes (CD 1º Maio) e Inês Matos (CTM Mirandela) são os novos campeões nacionais seniores de pares mistos, depois de vencerem por 3-0 na final a dupla formada por Carlos Gonçalves (CTM Vila Real) e Júlia Leal (GDCS Junca).
No 3º posto ficaram os pares formados por Rafael Kong / Mariana Santa Comba (CTM Mirandela) e Tiago Li (CD São Roque) / Patrícia Santos (Sporting CP).
As duplas formadas por Tatiana Garnova / Júlia Leal (GDCS Juncal) e Tiago Li (CD São Roque) / Rafael Kong (CTM Mirandela) sagraram-se campeãs nacionais de pares femininos e masculinos, na competição que decorreu no Pavilhão Municipal de Gaia.
Tatiana Garnova e Júlia Leal venceram na final por 3-1 o par sportinguista constituído por Matilde Pinto e Patrícia Santos, tendo Raquel Martins (U Sebastianense FC) / Olga Chramko (ADC Ponta do Pargo) e Beatriz Pinto / Paula Penedo (Boa Hora FC) ficado no terceiro lugar.
Nos pares masculinos,
Tiago Li (CD São Roque) / Rafael Kong (CTM Mirandela) conquistaram o título, derrotando João Silva (U Sebastianense FC) / Hugo Santos (CP Alvito), enquanto Pedro Brandão/João Teixeira (NCR Valongo) e Tiago Olhero (CCR Arrabães) / Hugo Pereira (CTM Mirandela) ficaram no terceiro lugar.
Entretanto, as eleições a delegados de Praticantes, Treinadores, Árbitros e Clubes realizaram-se na sede da Federação, nas Associações Territoriais e Regionais e no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, onde decorreu o Campeonato Nacional Individual de Seniores.
Na categoria de praticantes, que elege sete representes às Assembleias Gerais, verificou-se um empate entre Catarina Ramos Ferreira e Duarte do Rosário Parreira, dado que ambos receberam 19 votos. De acordo com o ponto 3 do artigo 19.º do Regulamento Eleitoral, irá proceder-se a uma nova votação para eleição dos candidatos empatados em data a anunciar.
Outros eleitos (alguns ainda para desempatar):
Praticantes (7)
Célia da Conceição Vaz de Jesus – 62 votos
Marco Paulo Martins Pedro – 46
Nuno Artur Feio de Almeida Rodrigues – 35
Ana Alexandra Carvalho Pisco – 26
Diogo Rafael Ventura Pereira – 23
Celso Fialho Madeira – 23
Catarina Ramos Ferreira – 19
Duarte do Rosário Parreira – 19
Treinadores (4)
Mário Pedro Freitas do Couto – 39 votos
Marco Paulo Pereira Rodrigues – 21
António Carlos Coelho Rato – 17
António Pedro Rufino Paiva Pereira – 16
Árbitros (4)
Francisco Miguel Santos Rocha – 18 votos
Décio David Silva Faustino – 11
Júlio Paulo Ramos Nepomuceno – 10
Tatiana Filipa Gomes Botelho – 6
Clubes (16)
Nuno Filipe Silva Fernandes – Algarve – 3
Pedro Miguel Valério Dias Barbosa – Aveiro – 1
João Manuel Machado da Costa – Braga – 6
Fernando Cera de Jesus Torres – Coimbra – 5
Edilson de Carvalho Rodrigues – Évora – 4
Emanuel Mendonça Furtado – Ilha São Miguel – 3
Silvia Andreia Ornelas Gonçalves – Ilha Pico – 3
Maria Manuela Silva Coelho – Ilha Terceira – 2
António Manuel Fonseca Gomes – Leiria – 1
Adelino Esteves Martins –Lisboa – 11
Renato Valério Gonçalves Rodrigues Gouveia – Madeira – 7
Renato Jorge Nogueira Braga Silva Pinto – Porto – 15
David Jorge Neto Diniz – Setúbal – 4
Andreia Marina Pinheiro L. Vicente Carreiras – Viana Castelo – 2
Carlos Manuel Fonseca Gonçalves – Vila Real – 1
António Luís Silva Gregório – Viseu – 3