Quarta-feira 02 de Abril de 3631

Câmara de Lisboa com o campeão olímpico Carlos Lopes na comemoração dos 40 anos do recorde mundial da maratona

carlos lopes campeao

DR

Comemoram-se, neste ano de 2025, mais duas datas imperiais na vida do primeiro campeão olímpico português (1984), como foram a obtenção do recorde mundial da maratona e da conquista do terceiro campeonato mundial de crosse.

No primeiro caso, quando Carlos Lopes, em Roterdão (Países Baixos), correu, pela primeira vez, abaixo das 2.08.00, completando os 42.197 metros em 2.07.12, em 20 de abril de 1985 e bateu o recorde mundial da maratona.

No segundo, porque alcançou a terceira medalha de ouro, como um dos recordistas de títulos no Mundial de Crosse, realizado (24 de março de 1985) no Vale do Jamor (Estádio Nacional), que voltou a “esgotar” a plateia e os camarotes de assistentes e admiradores que vivenciaram, minuto a minuto, os 10.000 metros da corrida, num aumento do orgulho português de ter um campeão do quilate de Carlos Lopes.

Nos “Quadros da História”, tudo isto só foi possível porque ao lado de Carlos Lopes sempre esteve o Prof. Mário Moniz Pereira, o Senhor Atletismo, que demorou 39 anos para conseguir ter um atleta por si treinado não só no primeiro lugar do pódio olímpico (o grande sonho) como bater recordes olímpico, do mundo e europeu, no que foi a personalidade desportiva portuguesa, no âmbito do desporto, do século XX.

Dados mais que suficientes para que os professores e alunos das várias escolas exercitem a valia da atividade física e desporto, além de outras qualidades – educativas e éticas – que as suas práticas pressupõem.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Lisboa promove um ciclo de exposições e debates sobre o atleta, em diversas escolas do município, durante os meses de março, abril e maio.

Numa comemoração do desporto, do olimpismo e, em especial, do atletismo português, esta iniciativa procura fomentar a prática desportiva, designadamente na base da iniciação escolar. A atividade física e o desporto em idade escolar desempenham um papel fundamental no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e dos adolescentes.

Carlos Lopes é uma figura emblemática do desporto português, conhecido pelas suas conquistas notáveis, incluindo a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. A sua dedicação, perseverança e espírito desportivo são uma inspiração para todos.

Direcionada preferencialmente aos alunos do ensino secundário, a iniciativa propõe um encontro com o campeão Carlos Lopes, que falará da sua história e responderá às questões que sejam colocadas quer pelos professores quer pelos alunos, e uma exposição nas escolas sobre a sua vida desportiva.

A iniciativa procura ser uma adição valiosa ao calendário de eventos do universo desportivo de Lisboa e uma oportunidade única para todos os admiradores do atletismo conhecerem e dialogarem com o campeão olímpico. Com ela, a Autarquia celebra o legado do atleta olímpico e o desporto, procurando inspirar as futuras gerações.

“Trata-se de mais uma justa homenagem ao grande atleta olímpico Carlos Lopes, um dos maiores nomes de sempre do atletismo mundial e um enorme orgulho para todos os portugueses e lisboetas”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

“Ainda me recordo do momento único, no Verão de 1984, quando, pela primeira vez, se ouviu ‘A Portuguesa’ no pódio olímpico”, relembra por sua vez o vereador responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, que acrescentou ainda que “além das suas muitas vitórias, todos nos lembramos da sua determinação, da sua coragem e da inteligência com que abordava as suas provas. Uma verdadeira inspiração para todos os lisboetas, e um motor de inspiração para os mais novos”, concluiu o vereador Rui Cordeiro.

O projeto decorrerá durantes os meses de março, abril e maio, em diversas escolas da cidade de Lisboa, de acordo com o seguinte calendário:

- Escola Secundária Padre António Vieira – 26/03/2025 (10h00)

- Escola Secundária Marques do Pombal – 04/04/2025 (11h00)

- Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho – 08/04/2025 (11h45)

- Escola Secundária Dom Dinis – 30/04/2025 (10h30)

- Escola Secundária do Restelo – 09/05/2025 (11h45)

© 3631 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.