Quinta-feira 03 de Abril de 2025

40 Anos, 40 Histórias o lema para O Jogo comemorar os 40 anos de vida ao serviço do desporto em Portugal

IMG_0070

DR

Inaugurada em fevereiro passado, a Exposição 40 Anos, 40 Histórias, tem vindo a recordar os 40 anos de vida e, ao mesmo tempo, homenagear quarenta figuras do desporto nacional que O Jogo decidiu promover na Maia, com a Torre do Lidador (edifício sede da Câmara Municipal local) a servir de palco do desfile das estrelas.

Entre Carlos Queiroz, o primeiro técnico a conseguir um duplo título mundial para Portugal, comandando dois grupos de jovens futebolistas que passaram a integrar a história do desporto nacional, até à mais medalhada atleta portuguesa no atletismo, campeã olímpica, mundial e europeia, Fernanda Ribeiro, passando por outras e outros campeões portugueses, a iniciativa, inédita, tem o mérito de dizer presente ao passado.

Como se diz, por gente responsável, que “sem passado não há futuro”, esta ação tem demonstrado que não só os mais antigos se tem deslocado à cidade maiata, como alguma juventude que também mantém o interesse em saber, afinal, quem foram as largas deenas de atletas que, ao longo dos últimos quarenta anos, conquistaram medalhas de todos os “quilates”, desde que Carlos Lopes se elevou aos Deuses do Olímpo depois de, brilhantemente, receber a medalha de ouro de campeão e recordista olímpico da maratona (12 de Junho de 1984).

IMG_0085

DR

A “rebentar pelas costuras”, o Estádio Olímpico da Cidade de Los Angeles brindou o primeiro campeão olímpico português com uma ovação extraordinária que ecoou mundo e chegou a Lisboa, pela madrugada do dia 13, visto em direto na RTP, tendo Ronald Reagan, na altura presidente dos Estados Unidos da América, recebido o português de Vildemoinhos na Casa Branca.

Um primeiro sonho – que o Prof. Moniz Pereira tinha, firmemente, de treinar um atleta que subisse ao lugar mais alto do pódio olímpico, ver a bandeira nacional desfraldada no mastro mais sobressaído e ouvir o Hino de Portugal. Um objetivo que levou 39 anos a concretizar! – posteriormente repetido por mais cinco desportistas portugueses.

“40 anos, 40 Histórias” que, de forma inédita, catapulta O Jogo para uma atualidade com futuro.

Em “nota de rodapé”, apenas para recordar que tive oportunidade de colaborar, na área do atletismo, com este meio de comunicação social praticamente desde o seu nascimento (22 de fevereiro de 1985), destacando o fato de ter conhecido e trabalhado com os então jovens jornalistas, em início de carreira, Nuno Vieira e Alcides Freire, atuais Diretor e Diretor Adjunto. E não esqueço Manuel Tavares, um dos diretores dos primeiros tempos.

IMG_0084

DR

Fica o meu reconhecimento e o desejo de uma longa vida para quem continua a rumar pelo caminho certo, apesar das ondas, por vezes alterosas, que se continuam a verificar na vida de um jornalista!

Nesta terça-feira, dia 18 (18h30), Rui Silva e Victor Iturriza, estrelas da seleção de Andebol que teve um papel brilhante no recente mundial da modalidade, lá estarão para contar outras histórias.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.