Sexta-feira 04 de Abril de 2025

Festa da qualificação para o Europeu de Andebol pode acontecer este domingo

Andebol-Europeu-15-03-2025

FAP/© Paweł Bejnarowicz // ZPRP

Pode bastar um ponto para garantir a presença na próxima edição do Campeonato da Europa, mas os Heróis do Mar querem mais. O “duelo” com a Polónia tem lugar às 17h30 deste domingo, no Pavilhão Multiusos de Odivelas e conta com transmissão na RTP2.

Depois da igualdade a 36 golos em Gdańsk, os Heróis do Mar voltam a defrontar os polacos, desta vez para a Ronda 4, do Grupo 8. O empate pode ser suficiente para que os lusos garantam presença no EHF Euro 2026, caso Israel perca pontos frente à Roménia (duelo agendado para as 17h00 de Portugal). No entanto, a ambição da Seleção Nacional A Masculina vai mais além. O primeiro lugar do grupo é objetivo traçado pelos Heróis do Mar e para isso, o foco está na vitória como afirma André Sousa:

“O nosso principal objetivo passa por ganhar este domingo, mesmo sabendo que o empate também nos pode qualificar já, a nossa ambição tem que ser sempre ganhar. Sabemos que somos a melhor equipa do grupo e queremos aproveitar agora, a jogar em casa para acelerar a qualificação e depois em maio pensarmos em obter o primeiro lugar do grupo. Mas o nosso foco está em ganhar amanhã.”

Depois de jogar diante de cerca de 9.000 adeptos em Gdańsk, a lotação esgotada no Pavilhão Municipal de Odivelas é uma motivação extra para os Heróis do Mar, como confirma o central de 23 anos:

“Temos sentido uma grande onda de apoio à Seleção Nacional. Temos vindo a sentir isso há uns anos para cá, a presença que tivemos no Mundial foi muito importante para dar a conhecer a equipa, para reforçar um bocadinho o Andebol em Portugal. Sentimos isso por onde passamos, até nos aeroportos. Amanhã [domingo] vai ser muito interessante podermos jogar num pavilhão cheio, em Lisboa, onde Portugal já não jogava há algum tempo. Vai ser uma experiência, certamente, extremamente interessante, e nós queremos dar uma boa resposta para dar uma alegria aos portugueses.”

Na Polónia, Paulo Pereira apostou na titularidade do estreante Gabriel Cavalcanti, João Gomes foi o melhor marcador e eleito o melhor em campo com sete remates certeiros e André Sousa foi uma das apostas do Selecionador Nacional. O central que alinha pelo ABC de Braga acredita que todos os jogadores que vieram colmatar as ausências têm capacidade para ajudar a Seleção Nacional a garantir a qualificação já este domingo:

“Temos vários jogadores que costumam ser presenças assíduas na Seleção Nacional condicionados e que por isso desta vez não estão cá para nos ajudar, contudo eu acho que Portugal tem feito um excelente trabalho ao nível das camadas jovens, e os resultados falam por si mesmo. Temos duas medalhas de prata nos últimos anos, temos uma base de jogadores com capacidade cada vez mais alargada. Sinto que toda a gente que está cá tem capacidade para jogar na Seleção Principal e ajudar. Esse é o nosso principal foco, ajudar a equipa, ajudar o treinador. E conseguirmos a vitória.”

Sem Fábio Magalhães, André Sousa foi a aposta de Paulo Pereira para o papel da decisão no ataque 7×6.

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. A França, Campeã da Europa em 2024, também já tem presença assegurada na fase final da competição.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.