A Assembleia Plenária do Comité Olímpico de Portugal (COP) aprovou o Relatório de Atividades e Contas de 2024 correspondente ao último exercício dos Órgãos Sociais eleitos para o período 2022-2025, por unanimidade.
Entre as atividades do COP, durante 2024, destacaram-se as Missões aos Jogos Olímpicos Paris 2024 e aos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno Gangwon 2024, e ainda a organização da Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, em Cascais, que reuniu membros dos 206 Comités Olímpicos Nacionais e das Federações Internacionais.
As Contas apuraram um resultado líquido de 621 mil euros, tendo o Conselho Fiscal dado parecer positivo e recomendado à AP a sua aprovação, tal como o revisor oficial.
Antes de colocar o Relatório de Atividades e Contas de 2024 a votação, Artur Lopes, presidente do COP, sublinhou que as atividades regulares da organização – “elevada por José Manuel Constantino a níveis de excelência” – merecem “ser olhadas de outra maneira” pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, face às exigências que o contrato-programa de desenvolvimento desportivo 2024-2028 celebrado com o Governo de Portugal vai colocar. “Esta casa tem uma atividade muito para além da organização das missões desportivas”, reforçou o presidente do COP.
Depois de aprovado o Relatório de Atividades e Contas do COP, as propostas de alteração do Regulamento Eleitoral da Academia Olímpica de Portugal, com a inclusão do voto eletrónico, entre outras, foram igualmente postas a votação e aprovadas por unanimidade.
A encerrar, o presidente do COP, Artur Lopes, deixou uma palavra de reflexão: “O COP tem de se reformular todos os dias, sem hesitações. Todos somos a grande família do Olimpismo, a casa do desporto em Portugal.” E regozijou-se com a composição da AP: “É uma alegria ver aqui todas as federações.”
Artur Lopes realçou ainda a edição do livro “José Manuel Constantino-Pensar o Desporto, Pensar Portugal” e incentivou os membros a comparecerem na apresentação pública marcada para o dia 13 de março, às 18 horas, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
No final, o presidente do COP agradeceu às Federações Desportivas, que “elevam o Desporto nacional” e também à Comissão Executiva encabeçada por José Manuel Constantino e por ele próprio. Disse ainda que “temos de agradecer ao pessoal que aqui trabalha. A todos.” E pediu um aplauso, que foi concedido de forma massiva pela AP.
Olímpico Bernardo Leite Rodrigues faleceu
Faleceu, aos 79 anos, o cavaleiro olímpico Bernardo Leite Rodrigues, participante nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, no Concurso Completo de Equitação, tanto individual como equipas, vertente em que alcançou o 15º lugar.
À família enlutada, à Federação Equestre Portuguesa e à Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, o Comité Olímpico de Portugal apresentou sentidas condolências.