Depois de ter conseguido liderar o resultado, o FC Porto não suportou a “pressão” vimaranense e acabou por perder antes do tempo de compensação, com os portistas a não dar conta de si ao longo de todo o encontro.
Ainda que tivesse rematado mais (13-11, dos quais 2-5 – Guimarães na frente – para a baliza, o que confirma o déficit portista, com uma posse de bola de 57/43%, que não ajudou), a verdade é que o ambiente no futebol português (Sporting também entra nesta linha) está a conhecer uma “ondulação” de semana para semana, onde o Benfica parece estar mais “atinado”.
Dentro deste quadro, o FC Porto perdeu mais dois pontos, ficando agora empatado com o Sporting de Braga na terceira posição, se bem que com oito pontos de avanço do Santa Clara, que se encontra na quinta posição.
Os portistas tiveram a felicidade de não terem ficado a perder porque o VAR ajudou o árbitro a não sufragar o golo obtido pelos vimaranenses (o marcador partir da posição de fora de jogo), tendo conseguido marcar (67’) por intermédio de Fábio Vieira, mas não conseguiu manter a vantagem por muito tempo, porquanto (86’) Embaló “embalou” mesmo e fez o empate, que não foi desfeito até aos 90+7’ determinados pelo árbitro.
Encerrando-se a 23ª jornada, Sporting e Benfica mantém o comando a par (53 pontos) – leões com mais golos marcados (61), ainda que as melhores defesas pertençam ao Benfica e ao FC Porto (18 golos sofridos, contra 20 do Sporting) – seguindo-se o Sporting de Braga e FC Porto (47), Santa Clara (39), Casa Pia (36), Estoril (34), Guimarães (32), Famalicão (31), Rio Ave e Moreirense (26), Arouca (25), Nacional (23), Gil Vidente (22), Estrela Amadora (21), AVS SAD (20), Farense (16) e Boavista (12).
Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) marcou e fixou-se nos 23 golos, à frente de Samu (FC Porto), 13; Clayton (Rio Ave), 11; Cassiano (Casa Pia), Bruma (Benfica/ex-Sp. Braga), Galeno (ex-FC Porto), Pavlidis (Benfica) e Trincão (Sporting), todos com 8.
A 24ª ronda inicia-se no sábado, com os jogos Nacional-Famalicão, Arouca-FC Porto e Guimarães-Casa Pia; prosseguindo no domingo, com Boavista-Santa Clara, Moreirense-Estrela Amadora, Farense-AVS SAD e Rio Ave-Sporting Braga, com o Sporting-Estoril na segunda-feira. O jogo Gil Vicente-Benfica foi marcado para 28 de março.
Taça de Portugal Tranquilidade
A Taça de Portugal entrou nos quartos de final, depois do Rio Ave derrotar o São João de Ver por 2-1, estando marcado para esta terça-feira o Elvas-Tirsense (20h), prosseguindo na quarta-feira com o Benfica-Sporting de Braga (20h45) e na quinta-feira, com o Gil Vicente-Sporting (20h45).