Na véspera de terminar o prazo para a entrega das listas candidatas às eleições para o Comité Olímpico de Portugal, Laurentino Dias vai apresentar-se e comunicar, oficial e formalmente, que vai avançar para a sucessão de Artur Lopes, o presidente em funções na Casa Olímpica de Portugal.
O evento está marcado para as 17 horas desta quarta-feira na sede do COP, na Travessa da Memória, em Lisboa (Ajuda), onde formalizará também o programa elaborado para o mandato (2025/2028), em caso de ser eleito.
O programa eleitoral, assenta em Seis Eixos Centrais de intervenção, que são os seguintes:
Eixo 1 respeita à “Governação, Integridade e Transparência”; Eixo 2 ao “Financiamento Sustentável e Incentivos ao Desporto”; Eixo 3 ao “Desenvolvimento Desportivo e Alto Rendimento”; Eixo 4 à “Valorização e Capacitação de Atletas e de Treinadores; Eixo 5 à “Inclusão, Solidariedade e Apoio ao Movimento Desportivo” e o Eixo 6 à “Comunicação, Inovação e Internacionalização”.
Recorda-se, entretanto, que o “calendário” das várias operações até ao dia 19 de março, dia da votação, apresenta-se da seguinte forma:
27 fevereiro (inclusive) – data-limite para apresentação de candidaturas
3 março – sorteio das listas candidatas
7 março (17h00) – apresentação de reclamações
11 março (17h00) – decisão sobre eventuais reclamações
17 março (17h00) – indicação da identidade dos representantes dos membros votantes, na Assembleia Eleitoral
19 março – Eleições
Até 27 março – Tomada de posse.
Entretanto, Laurentino Dias esteve – na semana passada – em Vila Nova de Gaia (foto), onde deu a conhecer alguns pormenores sobre o ato eleitoral em questão.
Recorde-se que Fernando Gomes, agora livre da Federação Portuguesa de Futebol, também apresentou formalmente a candidatura, as únicas conhecidas até ao momento.