Em mais um encontro que deixou algo de menos positivo a desejar, o Sporting voltou a empatar – desta vez no campo do AVS SAD – permitindo ao Benfica colar-se (53 pontos para ambas as equipas) na liderança da Liga Betclic nesta 23ª jornada que se concluirá esta segunda-feira.
Chegando a uma vantagem de dois golos em pouco mais de meia hora (Diomandé e Gyokeres, respetivamente aos 8’ e 33’), os leões acabaram por “morrer” na praia, porquanto não souberam, ao longo do segundo tempo, manter a áurea alcançada nos primeiros 45 minutos.
Ainda que tivesse rematado mais (11-9, dos quais 4-3 para a baliza), numa posse de bola de 57/43%), os leões começaram a perder “folgo” e, ao mesmo tempo, a “autoflagelar-se”, como aconteceu quando Diomandé (71’) provocou uma grande penalidade por falta cometida sobre um adversário, coisa que um profissional não pode deixar que aconteça.
Chamado à cobrança, Andrade soube superiorizar-se ao guardião leonino e reduziu a diferença no marcador, o que fez tremer a formação leonina, já de si com falta de confiança.
No período de compensação (90+6’) uma “descompensação” da defesa, em especial do guarda-redes dos leões, permitiu que Mendonça, fizesse o 2-2 e daí não passou, ficando-se na expetativa do que poderá acontecer a partir deste momento.
No Estrela da Amadora-Santa Clara, os homens da Amadora souberam contrariar a equipa que vai na quinta posição e foram “empatando” até final, com o jogo a terminar no 0-0 inicial.
A equipa da casa dominou em toda a linha, com 10-4 em remates, dos quais 2-1 para a baliza, numa posse de bola de 53/47%, conquistando um ponto que é bom para se manter acima da linha de água.
Outro empate (2-2) foi o resultado do Arouca-Farense, depois de as estatísticas demonstrarem que os algarvios dominaram nos remates (17-12, sendo 7-6 para a baliza, numa posse de bola de 61/39% para os arouquenses).
Farense que se adiantou no marcador (44’) com um golo de Poloni, para Trezza empatar (56’) e Vandin (67’), chegando Tomané (89’) para fazer o empate, que garantiu um ponto a cada equipa.
Por último, neste domingo, o Famalicão recebeu e venceu (2-0) o Moreirense, num jogo repartido em termos estatísticos, com 17-8 de remates dos donos da casa, contra 6-4 dos de Moreira de Cónegos para a baliza, numa posse de bola a pertencer ainda aos visitantes (51/49%).
Os golos foram marcados por Arenda (47’) e Vinicius (58’).
O FC Porto-Guimarães fecha esta 23ª ronda, jogando-se a partir das 20h15.