João Almeida terminou a segunda etapa da 51ª Volta ao Algarve na segunda posição, depois de, na subida ao Alto da Fóia, ter protagonizado grande recuperação nos últimos 300 metros e cortou a meta quase lado a lado com Jan Christen, colega na UAE Team Emirates que venceu a etapa.
Ainda dentro dos cinco primeiros, chegou António Morgado, quinto classificado a 10 segundos. Já o melhor elemento das equipas portuguesas foi Alexis Guerin, francês da Anicolor-Tien21, enquanto o melhor português dentro de formações lusas foi Tiago Antunes, da Efapel Cycling.
A segunda etapa ligou Lagos ao Alto da Fóia, num trajeto de 177,6 km que culminou no ponto mais alto do Algarve. Partiram 173 corredores e não foi preciso esperar muito pelos primeiros ataques. A fuga formou-se com cerca de 10 quilómetros percorridos, num grupo que começou por ser de nove elementos, mas que rapidamente passou a oito e que liderou a corrida durantes vários quilómetros.
Um a um os ciclistas foram ficando para trás, e a corrida partiu definitivamente no início da subida para Marmelete, uma das três contagens de montanha integradas nos últimos 50 mil metros da etapa – e a última das primeiras três que foram ganhas por Nicolás Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé), um dos fugitivos que mais animou o dia antes da parte final.
As pendentes aumentaram e foram filtrando o lote de candidatos à vitória da geral. No entanto, foi o jovem Jan Christen a dar espetáculo, com ataques que partiram o grupo que liderava a subida. Neilson Powless (EF Education-Easy Post), Lucas Vergallito (Alpecin-Deuceninck) e Laurens De Plus (INEOS Grenadiers) ainda o acompanharam, mas não resistiram, ao contrário de João Almeida, que surgiu vindo do nada depois de uma recuperação fantástica e chegou no segundo lugar.
Além de ter vencido a etapa, Jan Christen é o dono da Camisola Amarela, com quatro segundos – fruto de bonificações – de vantagem para João Almeida na classificação geral. O jovem suíço é ainda dono das restantes camisolas: Camisola Verde Crédito Agrícola – Pontos, Camisola Azul Save Water – Montanha e Camisola Branca IPDJ – Juventude.
A caravana da algarvia segue esta sexta-feira para Vila Real de Santo António, de onde parte a terceira etapa, num percurso de 183,5 km que termina em Tavira.