Entre os pontos altos, as presenças de João Coelho, recordista de Portugal em 200 e 400 metros, e de Patrícia Silva, que recentemente bateu o recorde de Portugal nos 800 metros e é campeã nacional nos 1500, dão garantias de emocionantes despiques para prender a atenção ao público que ali se desloque ou que esteja a assistir à transmissão via streaming nas redes da FPA ou através de A Bola TV.
São muitas as atrações que prometem emoções fortes na pista da Expocentro (Pombal), neste fim-de-semana em que vai disputar-se a 38ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Curta.
A atleta do Sporting, volta a Pombal onde há duas semanas fixou um novo máximo nos 800 metros ao correr a distância em 2.00,79 minutos, dois centésimos abaixo da anterior melhor marca, que pertencia desde 17 de fevereiro de 1995 a Carla Sacramento. Antes disso, a atleta de 25 anos, já tinha conquistado marca de qualificação direta para os Europeus de pista curta de Apeldoorn, em março, ao obter nos 1.500 metros a quarta melhor marca nacional de sempre nessa distância (4.07,26).
Para este fim-de-semana de Campeonatos de Portugal, Patrícia ainda vai decidir em qual das distâncias aposta a fundo. “O plano é entrar nos 800 e nos 1500, mas vamos ver como me sinto este sábado e depois decido. O grande objetivo é continuar a preparar-me da melhor forma para os Europeus, e nesse sentido temos agora mais uma prova muito importante e que, obviamente, tentarei vencer. Mas não vou deixar de estar focada no plano que tracei e que passa por chegar na melhor forma possível aos Europeus de Apeldoorn”, destacou ao site da FPA.
Detentor do recorde nacional em 200 metros (com 21.01, obtidos em Pombal em 2022) e dos 400 metros (44.47 s) da distância, ao ar livre, que lhe valeu o triunfo nas Universíadas, em agosto de 2023, e em pista coberta, com os 45,56 obtidos nos Mundiais na Escócia, João Coelho já comprimiu mínimos para o europeu e salientou que “as expectativas para Pombal passam, essencialmente, pela continuidade da preparação para os Campeonatos da Europa. Estou a voltar à minha boa forma física e espero conseguir boas marcas nos Campeonatos de Portugal, pese embora a pista de Pombal seja exigente em termos físicos”, atleta que vai participar tanto nos 200 como nos 400 metros.
“Há algum tempo que não faço 200 metros, por isso, seja qual for a marca, vou participar mais por uma realização pessoal, embora sempre com o intuito de dar o máximo”, sublinhou o atleta do Sporting e tricampeão nacional nos 400 metros ao sute da FPA.
Para já, tempo de dar o máximo nos 38ºs Campeonatos de Portugal, que se realização no Expocentro, em Pombal, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.
As informações e programa-horário estão publicados na página oficial da FPA.
Nacional de lançamentos longos em Vagos
A pista de atletismo em Vagos receberá a realização dos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos, que conhecerá a 36ª edição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Aveiro e do Município de Vagos.
Estes nacionais, em dois dias (para os escalões sub-20, sub-23 e absolutos no sábado; para os sub-18 no domingo), para além de apurarem os “campeões de inverno”, serão um momento de grande importância para escolher a seleção que representará Portugal na Taça da Europa de Lançamentos, que está agendada para os dias 15 e 16 de março, em Nicosia (Chipre).
O maior destaque da competição vai para Liliana Cá. A medalhada de bronze do lançamento do disco nos Europeus de Roma de 2024, encabeça as inscrições da prova e é a principal favorita ao triunfo, sendo uma das atletas que já conquistou mais títulos (13) em todos os escalões.
Face à ausência de Mariana Pestana (GD Estreito) no lançamento do martelo, a jovem Catarina Flor (Sporting) é a principal favorita a triunfar na competição, que conhecerá uma vencedora inédita.
O mesmo se prevê para o lançamento do dardo, que tem a presença da colombiana Magali Jimenez (59,67 m) e um conjunto de atletas, Inês Custódio (Benfica), Marlene Araújo (Maia AC) e Mariana Bento (A. Jardim da Serra), que lutarão pelo pódio.
Entre os atletas masculinos inscritos, destaque para o recordista nacional do lançamento do dardo, Leandro Ramos (Benfica), que já conquistou 11 triunfos em todos os escalões, e que se apresenta como favorito num concurso em que também estão inscritos os sportinguistas Ilírio Nazaré e João Fernandes.
Outro recordista nacional é Emanuel Sousa (Benfica), que alimentará aceso despique com Edujosé Lima (Sporting) no lançamento do disco. Destaque ainda para Décio Andrade (Benfica), no lançamento do martelo.
As competições terão o início pelas 9 horas deste sábado, realizando-se durante todo o dia.
No dia seguinte (domingo) realizam-se as provas dos sub-18, com início às 9 horas, desenrolando-se durante a manhã.