A cidade de Portimão recebe, nesta quarta-feira e pela quarta vez consecutiva, o início da Volta ao Algarve em bicicleta, na que é a 51ª edição da prova portuguesa, etapa que termina em Lagos, num percurso de mais de 192 quilómetros.
Um dia no qual não é expectável que haja grandes agitações na classificação geral, já que está prevista uma chegada ao sprint, com o pelotão compactado.
Por isso mesmo, mais do que aos homens da GC, esta é uma corrida que interessará a nomes fortes como Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) ou Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), ciclistas que estarão, de certeza, na luta pela Camisola Verde, da classificação geral por pontos.
É na Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, que tudo se vai decidir, no primeiro momento de grande espetáculo da Algarvia e que deve começar a ter movimentações na última rotunda antes do final, a cerca de 800 metros da meta.
Mas há mais pontos para distribuir. Ao quilómetro 98, na Nave, dá-se a primeira contagem do Prémio Montanha, numa subida de terceira categoria que começa ao quilómetro 94.
Depois, a 30 quilómetros da meta, há um aquecimento para os sprinters, com uma Meta Volante na Vila do Bispo, a contar para a classificação por pontos. Aí, os citados Van Aert, Girmay ou Ganna são nomes a ter em conta, mas também ciclistas como o português Iuri Leitão (Caja Rural), Milan Fretin (Cofidis) ou Arnaud de Lie (Lotto).
Esta etapa tem início agendado para as 11h50 desta quarta-feira, com transmissão na RTP2 e na Eurosport2.