Rui Pedro Silva obteve um excelente segundo lugar (2.13.54) na Maratona do Porto, que este domingo percorreu as principais artérias da capital nortenha e que registou o recorde absoluto de atletas chegados ao fim numa prova deste tipo até agora realizada em Portugal.O atleta do Benfica soube controlar o andamento e os adversários, contornar algumas dificuldades que surgiram pelo caminho e completar no pódio, pese embora o registo final ficasse algo longe do seu recorde pessoal de 2.12.15. em 2012, mas ganhando o título do melhor europeu na corrida.
O triunfo foi alcançado pelo etíope Worknesh Senbessa, com 2.13.10 e o queniano Gaikarira Mbugna foi o terceiro (2.14.34).
Mas senhoras, Luísa Oliveira (Paredes Aventura) foi a melhor portuguesa, com um excelente segundo lugar no tempo de 2.40.33 (passando a ser a 28ª melhor portuguesa de sempre), num triunfo que pertenceu à etíope Marta Mekonen, com 2.31.54. Terceiro lugar para a queniana Abigael Toroitch, com 2.44.45, enquanto outra portuguesa, Rosa Madureira (F.C.Penafiel), foi quarta, com 2.45.00.
Pela primeira vez em Portugal, uma prova de maratona teve a chegada de 4.042 atletas, sendo um novo recorde absoluto, um excelente prémio para a organização da prova.
De salientar ainda que Aurora Cunha recebeu o Prémio de Ética Desportiva, tendo estado presente também a primeira atleta olímpica na maratona, Rita Borralho.