Derrotando a Macedónia (3-0), a seleção masculina portuguesa de Futsal apurou-se para a fase final do Mundial desta disciplina, que decorrerá entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026, com Portugal a cumprir a 11ª presença.
Em jogo da 4ª jornada da ronda de qualificação, Neves (13′), André Coelho (27′) e Bruno Coelho (35′) marcaram os golos lusos.
Nos primeiros minutos, destaque para os remates de Diogo Santos e Afonso. Portugal procurava desequilibrar o bloco baixo da Macedónia e ia conseguindo criar perigo através de jogadas coletivas. Aos 6’, bola parada e Lúcio Rocha atira ao poste, num remate de pé esquerdo. Logo de seguida, Edu defende remate de Krstevski. André Coelho, aos 7’, atirou para defesa de Petrovski.
A Macedónia do Norte apostava por vezes no 5×4 e, num desses lances, Edu foi chamado a intervir. Na resposta, Neves rematou aos ferros, mesmos com ângulo apertado. Aos 9’, Miguel Ângelo na bola parada e Neves, solto de marcação, dispara por cima. Pouco depois, jogada individual de Pany e remate de pé esquerdo por cima. Aos 13’, Portugal desfaz o nulo. Bola parada de Pany e Neves, de primeira, atira forte para o 1-0. Na resposta, Ramadani cria muito perigo, num cabeceamento ao segundo poste. Lúcio, aos 17’, teve duas chances importantes para aumentar o marcador. Neves, perto do intervalo, dispôs de uma excelente situação, mas o guarda-redes adversário defendeu para canto.
Na segunda parte, Portugal carregou em busca de mais golos e foi incomodando o guardião adversário. A Macedónia do Norte, por outro lado, tentava gerir os ritmos do jogo através do 5×4, aposta que visava mais acalmar o ímpeto luso do que causar algum perigo. Aos 27′, a Equipa das Quinas chegou mesmo ao segundo golo no seguimento de uma excelente jogada coletiva. André Coelho coloca a bola no pivô Neves, que serve o fixo mais à frente para o 2-0. Lúcio Rocha, pouco depois, teve uma flagrante chance para dilatar o marcador, mas o seu remate acabou desviado.
O terceiro chegou aos 35 minutos, com Bruno Coelho a recuperar o esférico no momento em que o adversário arriscava no 5×4 e, na sua metade da quadra, atirou para o fundo da baliza.
A formação lusa ainda teve mais um par de situações para aumentar a vantagem, mas o resultado não mais se alterou.
Com esta vitória e com o empate no outro jogo (1-1), Portugal carimbou o apuramento e lidera o Grupo 7 de qualificação para o Euro com doze pontos, mais sete que os Países Baixos, com Andorra no terceiro (soma dois pontos). A Macedónia do Norte segue com um ponto.
Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
Portugal alinhpu com o cinco inicial formado pro Edu, João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Tiago Brito, tendo ainda jogado Bernardo Paçó, André Coelho, Tiago Sousa, Afonso, Miguel Ângelo, Lúcio Rocha, Diogo Santos, Pauleta e Neves