O Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, reuniu-se com o Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para discutir a ambiciosa candidatura do país para sediar os inovadores Jogos Olímpicos da Juventude em 2030, segundo notícia veiculada pela AIPS-Associação Internacional de Imprensa Desportiva.
Também estiveram presentes na reunião o Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio Camilo Pérez López Moreira, que compareceu como Membro do COI no Paraguai, o Ministro do Desporto César Ramírez e a duas vezes atleta olímpica de remo Alejandra Alonso, que também competiu pela Equipe Paraguaia nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim 2014.
Durante a reunião, o Presidente Peña expressou seu total apoio, assim como o de seu Governo, à candidatura do Paraguai para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2030. Ele destacou que garantir os Jogos seria um marco significativo na crescente reputação do país como um destino esportivo de classe mundial.
O Paraguai já foi confirmado como uma das nações anfitriãs de uma partida de abertura da Copa do Mundo FIFA 2030™. Em 2022, o país organizou com sucesso os Jogos Sul-Americanos e, em agosto, sediará a segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, demonstrando ainda mais a capacidade de sediar eventos desportivos de classe mundial.
Esses eventos impulsionaram o desenvolvimento de infraestruturas de primeira linha, tanto existente quanto planeada, incluindo o bem-sucedido e bem estabelecido Parque Olímpico Paraguaio e a proposta de Vila Olímpica da Juventude, que fornecerá condições ideais sem a necessidade de novas construções.
O presidente Peña referiu que: “foi uma honra em encontrar-me com o presidente do COI, Thomas Bach, em Lausanne, e compartilhar nossa paixão pelo desporto.
“Estamos determinados a desenvolver nossa vasta experiência em eventos impactantes e sustentáveis. O Paraguai tem orgulho de ser uma das nações anfitriãs de uma partida de abertura da Copa do Mundo FIFA 2030™, e adicionar os Jogos Olímpicos da Juventude serviria como um poderoso catalisador para o desenvolvimento nacional. Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossos jovens, e receber os Jogos Olímpicos da Juventude estaria alinhado com a nossa missão. Queremos que os Jogos sejam mais do que apenas um evento esportivo; nosso objetivo é criar um festival proposital que integre desporto, intercâmbio cultural, educação e Valores Olímpicos, ao mesmo tempo em que serve como uma plataforma para promover as carreiras de jovens atletas dentro e fora do desporto.”
O presidente Camilo Pérez López Moreira acrescentou ainda que “o Paraguai está comprometido em desempenhar um papel de liderança na promoção do Movimento Olímpico e seus valores, e a visita do presidente Peña a Lausanne ressalta esse compromisso, agradecendo a forte colaboração com o Governo do Paraguai, que está a permitir que o país se desenvolva como um destino esportivo global do mais alto nível.”
O Ministro do Desporto, César Ramírez. Adiantou que “o desporto é um pilar fundamental da agenda nacional do Paraguai. Um Comité para a Organização de grandes eventos desportivos foi estabelecido para garantir a entrega bem-sucedida de grandes competições. Além disso, a colaboração entre o Comité Olímpico Paraguaio e o Governo inclui um Plano de Alto Desempenho que apoia o desenvolvimento de atletas, a identificação de talentos e a criação dos Jogos Nacionais, com o objetivo de descentralizar o desporto e alcançar todos os cantos do Paraguai.”
Durante a reunião, o Presidente Peña reafirmou a forte crença do Paraguai no poder do desporto para construir comunidades mais fortes e unidas, bem como a determinação do país em contribuir para o Movimento Olímpico que, sob a liderança do Presidente Bach, reforçou seu impacto social global como uma força pela paz e unidade.