Sábado 03 de Fevereiro de 9624

Sporting Clube de Braga venceu Taça dos Clubes Campeões Europeus de Crosse disputada em Albufeira

Atl-Crosse-Braga-02-02-2025

DR

As equipas do Sporting Clube de Braga, na prova absoluta feminina, e o Sport Lisboa e Benfica, na estafeta mista, sagraram-se campeãs europeias de corta-mato, prova integrada no Crosse das Amendoeiras em Flor, que se realizou na Aldeia das Açoteias (Albufeira).

O Benfica também se sagrou vice-campeão em absolutos masculinos, e o Sporting Clube de Portugal conseguiu o bronze em absolutos masculinos e na estafeta mista.

A 48ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor, que integrou mais uma vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato proporcionou uma excelente jornada para o meio-fundo português, com a conquista de três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Esplendorosa a prova sénior feminina, que Francine Niyomukunzi, da equipa italiana Cus Pro Patria Milano, venceu. A atleta do Burundi, que competiu nas finais dos 5.000 m e dos 10.000 m nos Jogos Olímpicos de Paris, assumiu o comando desde o início, e venceu com uma vantagem de mais de 30 segundos sobre Bahar Yildirim do Fenerbahce.

Excelente a prova da portuguesa Mariana Machado, sempre a controlar, atrás das duas primeiras, conseguindo destacar-se na última volta para subir ao terceiro lugar do pódio, servindo de exemplo, e “reboque” para espanhola Maria Forero (vice-campeã europeia de sub-23 no mês passado, na Turquia), com ambas a garantirem uma pontuação muito boa para o coletivo minhoto que viu Laura Taborda chegar em 13º lugar assegurando assim o oitavo título europeu do Sporting Clube de Braga. O Bilbau Atletismo Santutxu ficou com a prata, enquanto o bronze foi para o Fenerbahçe. A formação do Recreio de Águeda terminou em 12º lugar, com Carla Martinho a ser a sua melhor representante em 17.º lugar.

Na última prova do programa, no que foi a “cereja no topo do bolo”, a equipa do Benfica produziu uma exibição prodigiosa na Estafeta Mista, que nas três edições anteriores fora um exclusivo daas espanholas do Playas de Castelon (três presenças, três triunfos).

A chave do triunfo esteve na queniana Sheila Jebet, que recebeu o testemunho de José Carlos Pinto no primeiro lugar, mas soube conquistar uma grande vantagem no final do seu percurso, para entregar com segurança a Isaac Nader. O campeão nacional de estrada não se atemorizou e manteve essa diferença para as equipas adversárias e continuou isolado na passagem de testemunho a Salomé Afonso. Esta não se atemorizou nem tremeu quando a experiente Winnie Naniondo reduziu algum espaço, para saber jogar a sua cartada no momento certo, assegurando um título inédito para as equipas portuguesas.

Mais para trás, a equipa do Sporting (João Pedro Santos, Marta Castro, Nuno Pereira e Patrícia Silva) conseguia superar algumas desvantagens e terminar no terceiro lugar.

Excelente também a prestação das equipas portuguesas na principal prova masculina, que só encontrou oposição na super formação espanhola do Playas de Castellon, que conseguiram o terceiro triunfo consecutivo, graças ao triunfo do atleta do Burundi Rodrigue Kwizera (em processo de adquirir a nacionalidade espanhola) e do segundo lugar do seu ex e futuro compatriota, Thierry Ndikumwenayo (espanhol desde o ano passado), complementados pelo sétimo lugar de Miguel Martinez.

Quanto às equipas portuguesas, o reforço queniano do Sporting, Charles Rotich, conseguiu chegar ao terceiro lugar individual, enquanto o do Benfica, Gideon Rono, foi apenas quinto, mas os campeões nacionais de corta-mato e estrada tinham na formação Miguel Moreira, que terminou em oitavo lugar, e Etson Barros, que fechou na 15ª posição, ultrapassando o sportinguista Ruben Amaral (terceiro elemento do Sporting, atrás de Rui Pinto, 12º classificado), fechando assim a classificação com o Benfica a assegurar o segundo lugar do pódio coletivo, enquanto o Sporting subiu ao terceiro lugar.

O Sporting conseguiu uma proeza individual na prova feminina de sub-20, com o triunfo solitário de Hawi Abera, que no ano passado foi segunda classificada nos 1500 metros dos Jogos de África, que deixou a segunda classificada, a turca Edibe Yagiz, a um minuto e 14 segundos.

Ainda assim, não foi suficiente para levar a formação leonina ao pódio, ficando as leoas a um pódio do pódio. Lara Costa (14ª) e Carolina Correia (15ª), também pontuaram.

A formação portuguesa do Núcleo Barrosas Amador ficou na 11ª posição.

Em masculinos, o Sporting, sem “reforço” estrangeiro, foi quinto classificado, com o seu melhor elemento a ser Francisco Jogo, na 16ª posição, pontuando ainda os atletas Afonso Oliveira (41º) e Tomás Costa (42º).

Na mesma prova, o Núcleoeiras terminou em 12º lugar, com o seu melhor elemento a ser Guilherme Filipe, no 23º lugar.

Recorde nacional em pista curta para Duarte Gomes

Duarte Gomes esteve em excelente plano em Boston, ao conseguir a melhor marca portuguesa de sempre em 5000 metros em pista curta.

No recinto de pista coberta da Universidade de Boston, Duarte Gomes foi incluído na série principal (que o francês Jimmy Gressier venceu em 13.00,54) e terminou em 18º lugar (22º no conjunto de todas as séries), com 13.29,75, resultado que superou a anterior melhor marca (13.41,93) que o português Rui Silva conseguiu em 2011.

Na mesma reunião, outro português, Ricardo Barbosa, foi segundo na quarta série (44º na geral), com a marca de 13.51,19.

Neste mesmo fim-de-semana, destaque para o segundo lugar de Marta Pen Freitas na prova de 800 metros num meeting em Seattle, nos Estados Unidos, completando a prova com recorde pessoal (2.02,71), que a deixou no quinto lugar das portuguesas de sempre.

Ainda neste domingo (dia 2), num meeting de lançamento do peso na Alemanha (Rochlitz), destaque para o triunfo da sportinguista Auriol Dongmo com 18,82 metros, enquanto o seu colega de equipa Tsanko Arnaudov foi terceiro, com 19,83 metros.

Atl-Crosse-Braga--02-02-2025

DR

Sporting conquistou títulos nacionais de sub20 em pista curta

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, em Pombal, campeão nacional sub-18 em masculinos e femininos, numa competição que fica marcada pelos recordes nacionais sub-18 e sub-20 protagonizados pela estafeta de 4×200 metros da formação feminina dos leões, que é também a nova melhor marca destes campeonatos; e pelo recorde nacional sub-18 e da competição estabelecido pela formação masculina da estafeta de 4×200 metros da Juventude Vidigalense.

Os recordes aconteceram ao cair do pano destes campeonatos, uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e com o Município de Pombal, com a estafeta feminina do Sporting, composta por Maria Leonor Mendes, Lara Nunes, Diana Indeque e Margarida Oliveira, a fixar a nova melhor marca nacional sub-18 e sub-20 em 1.42,55. A formação da Juventude Vidigalense, formada por Rafael Dias, Eduardo Camacho, Salvador Oliveira e António Vasconcelos, melhorou o recorde nacional sub-18 da estafeta de 4×200 metros em pista curta, que já pertencia ao clube, fixando-o agora em 1m33s14’.

O Sporting Clube de Portugal carimbou o terceiro título, com 106 pontos; à frente da Juventude Vidigalense, com 76,5 pontos; e do Clube Desportivo e Cultural de Priscos, que, com 55 pontos, subiu pela primeira vez ao pódio coletivo desta competição, na terceira posição. Do lado feminino, vitória também para o Sporting, com 112 pontos; à frente da Juventude Vidigalense, com 75 pontos, e do Clube de Atletismo do Porto, com 66 pontos, terminou na terceira posição. Pela primeira vez, a formação do Sport Lisboa e Benfica ficou de fora do pódio coletivo desta competição.

Individualmente, destaque para João Matos, das Pedreiras, que surpreendeu e deu espetáculo, com um triplo salto a 14,91 metros, que valeu não só o título nacional sub-18, como o recorde nacional sub-18 e o dos campeonatos; Tiago Matos, do Clube Desportivo e Cultural de Priscos, somou o terceiro título sub-18 em pista curta, ao vencer o salto em altura, com 1,94 metros. Isto depois de na semana passada ter carimbado o título no heptatlo e de ontem ter vencido o salto em comprimento.

Afonso Gomes, do Braga, venceu os 3.000 metros com o tempo de 8.31,90, recorde dos campeonatos; depois de na jornada de ontem ter vencido os 1500 metros, também com recorde dos campeonatos.

 

Do lado feminino, Anamar Jorge, da Juventude Ilha Verde, sagrou-se campeã nacional de triplo-salto, com 12 metros, recorde pessoal, subindo a 8ª melhor atleta nacional sub-18 de sempre. Nos 800 metros, sagrou-se campeã, Mariana Moreira, da União Desportiva da Várzea, com a marca de 2.11,73, recorde dos campeonatos; depois de ontem ter vencido os 1500 metros.

Destaque também para a ainda sub-16, Adarlene Binta, do Sporting, que venceu o lançamento do peso com 13,13 metros, recorde pessoal.

Nos 60 metros barreiras destaque para a vitória de Leonor Freitas, do Centro de Atletismo do Porto, com 8,52, recorde pessoal. Do lado masculino, vitória para Pedro Vieira, do Sporting, em 8,10. Sagraram-se, ainda campeões David Moura, do Clube Desportivo Feirense, com o tempo de 1.57,12, nos 800 metros; e Caetana Neves, do Arneirense, com a marca de 10.31,15’, nos 3000 metros.

Fotos: Armando Caiadas / AAAlgarve / FPA  -  Fotop/Michael Rosa

 

© 9624 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.