Concluída a primeira jornada dos Campeonatos Nacionais Sub-18 em Pista Curta, este sábado, as formações do Sporting (masculinos e femininos), seguem na frente da classificação coletiva. Ponto alto da competição surgiu com o recorde nacional dos 300 metros femininos obtido por Margarida Oliveira (Sporting), com 39,22, batendo o recorde nacional do escalão por 17 centésimos. O anterior recorde (39,39 segundos) fora estabelecido nestes mesmos campeonatos, em 2020, por intermédio de Leonor Ferreira.
A recém recordista nacional, no final da prova, referiu que “há muito pensava neste resultado. O recorde nacional era claramente um objetivo. Encarei muito bem esta prova, sentia-me bastante rápida e dei tudo logo desde início. Eu desejo fazer história e hoje dei um passo para isso, ficando na história do escalão”.
Outros destaques seguem para os atletas que conseguiram superar recordes dos Campeonatos. O primeiro foi o velocista brasileiro Paulo Albieri (CA do Porto), que venceu os 60 metros em 6,99 segundos, superando em três centésimos o anterior máximo. O atleta do CAP pretendia mesmo “baixar dos sete segundos, era esse o objetivo da época de inverno. Com a competição achei que poderia ser mesmo aqui que conseguiria”.
O outro recorde dos Campeonatos surgiu nos 1500 metros. Afonso Gomes (Sporting de Braga), revalidou o título nacional, com 4.32,76, melhorando o anterior máximo que já lhe pertencia. “Não estava à espera de bater o meu recorde, confesso. Contudo, como a primeira série foi rápida, senti que tinha de correr mais rápido pois o meu objetivo era ser campeão”, afirmou o atleta minhoto.
Carolina Ventura (Benfica), vencedora dos 60 metros (7,59 segundos), Mariana Moreira (UD Várzea), vencedora dos 1500 metros (4m32s70”), e Inês Pedro (Amigos da Montanha), venceu o salto em altura, com 1,59 metros.
Os vencedores das provas combinadas de há uma semana, Tiago Matos (CD Priscos), no heptatlo, e Sara Ferreira, do Vitória SC (Guimarães), no pentatlo, voltaram a triunfar esta semana. Ele, no comprimento, com a marca de 6,83 metros – e que viu o segundo classificado, Samuel Amaro, atleta sub-16 do Oliveira do Hospital, saltar o mesmo (6,83 m) e a subir ao terceiro lugar de sempre no escalão sub-16 -, ela, também no comprimento, com a marca de 5,68 metros.
Em termos coletivos, o Sporting lidera as duas classificações (masculinos com 57 e femininos com 54 pontos), à frente do Juventude Vidigalense (51 e 39 pontos, respetivamente, em masculinos e femininos). Na terceira posição do pódio seguem, em masculinos, o Clube Sport Marítimo, com 36 pontos, e a Academia Susana Estriga, com 29.