Quinta-feira 22 de Janeiro de 2922

Nadadora Ana Catarina Monteiro homenageada pelo Comité Olímpico Portugal

“O reconhecimento pessoal e o reconhecimento da comunidade é o que nos vai motivando para chegar mais longe”, sublinhou Ana Catarina Monteiro, que foi homenageada pelo Comité Olímpico de Portugal e Comissão de Atletas Olímpicos nesta segunda-feira.

COP-Homenagem-20-01-2025

COP

Num momento emotivo em que também se mostrou reconhecida ao COP e aos que lhe são mais próximos, depois de em 2024 ter deixado de competir, a nadadora olímpica salientou ainda que “há um agradecimento muito grande que tenho de fazer, que é aos meus pais. Foram eles que me permitiram chegar ao que alcancei. Sem o suporte de casa não conseguimos dar o passo em frente. Eles acreditaram em mim, não na Catarina desportista, mas na Catarina que queria ser feliz.”

A nadadora portuguesa mais bem-sucedida em Jogos Olímpicos, licenciada em Bioengenharia pela Universidade do Porto é, aos 31 anos, vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, tendo na homenagem desta segunda-feira deixado também palavras de reconhecimento para os seus treinadores, o último dos quais foi Fábio Pereira, “uma das minhas maiores referências”, considerou.

Depois de ter passado em revista a sua carreira que incluiu também a participação no Festival Olímpico da Juventude Europeia, Ana Catarina Monteiro considerou que “chegar a Tóquio foi um grande sonho tornado realidade”.

O presidente do COP, Artur Lopes, sublinhou na sua intervenção a forma empenhada como a atual autarca vilacondense conjugou as diferentes áreas do seu trajeto pessoal. “Conseguiste fazer uma carreira dual, muito complicada, sabendo gerir a tua própria vida, nos estudos, no desporto e no trabalho. E fazer isso tudo no cimo da onda não é fácil. Coordenar tudo a seu tempo, no seu lugar, com equilíbrio, não é fácil e a Catarina fê-lo. Ela tem uma marca, é completa.”

Em representação da Federação Portuguesa de Natação esteve o vice-presidente, Alexis Santos, também atleta olímpico, membro da CAO e companheiro de Ana Catarina Monteiro na Equipa Portugal. Dirigindo-se-lhe diretamente, disse: “Foste uma inspiração para toda a natação feminina. Deste um passo de gigante. Acho que há uma natação feminina antes de ti e outra depois.”

Diana Gomes, presidente da CAO, destacou a superação encontrada pela homenageada para vencer os obstáculos que se lhe foram colocando. “Foram poucos os momentos fáceis, foram muitos os momentos difíceis, os entraves que foste tendo e superaste sempre com este sorriso que te marca e é a referência da Catarina Monteiro. Só tenho a agradecer tudo o que conquistaste.”

Diana Gomes voltou a sublinhar o sucesso de Ana Catarina Monteiro na transição de carreira, frisando que “normalmente faço sempre um desafio aos atletas que se despedem, que é o de continuarem a dar. A ti não o posso fazer, porque tu já estás a dar.”

Ana Catarina Monteiro participou nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, cumprindo o objetivo de estar nas meias-finais, tendo terminado os 200m mariposa no 11º lugar. No seu currículo tem também como referências as medalhas de prata conquistadas nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018 e Oran 2022, e ainda o 5º lugar alcançado no Mundial de piscina longa, mais o 6º e o 7º lugar nos mundiais de piscina curta.

© 2923 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.