A Agenda Nacional da Juventude vai arrancar com a auscultação a jovens em Vila Nova de Gaia, Capital Nacional da Juventude’2025, numa cerimónia de abertura que contempla a entrega simbólica da distinção e que terá lugar no Auditório Municipal de Gaia, pelas 11 horas de segunda-feira (dia 20).
Com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes e de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, este encontro permitirá dar o primeiro passo para a participação de pessoas jovens, através das suas propostas, no desenho das políticas públicas que vão ao encontro dos seus desafios e ambições.
Após a distinção, serão apresentadas as iniciativas previstas para o resto do ano no âmbito de Gaia, Capital Nacional de Juventude 2025, apresentando uma programação ambiciosa que pretende envolver todos os jovens do concelho e do país em projetos transformadores e de impacto social, reforçando o papel deste município como uma referência nas políticas de juventude.
A auscultação aos jovens para a construção da Agenda Nacional da Juventude será o momento alto do evento, no qual Margarida Balseiro Lopes apresentará a visão estratégica do Governo para a área. Desta forma, será sublinhada a importância de incorporar a voz dos jovens no processo de desenvolvimento de políticas públicas.
A Agenda Nacional da Juventude é uma das etapas centrais na construção deste instrumento estratégico de políticas públicas vocacionadas para os jovens. Este processo procura assegurar que as vozes das pessoas jovens consideradas no desenvolvimento de soluções que impactem diretamente as suas vidas e os seus projetos de futuro.