Este sábado, em Braga e Pombal, realizam-se as jornadas de apuramento para a final do nacional de clubes da terceira divisão em pista curta, no que é uma estreia no calendário nacional da Federação Portuguesa de Atletismo.
Este ano, em virtude das classificações finais das duas divisões mais altas, esta fase apenas está reservada para apurar as oito equipas (masculinas e outras tantas femininas) que competirão na final da terceira divisão. Estão inscritas 30 equipas masculinas e 22 femininas, o que significa um aumento em relação ao ano anterior, já que 16 equipas estão previamente apuradas para os nacionais da primeira e da segunda divisões.
De acordo com o regulamento, podem participar na primeira divisão as seis primeiras classificadas do ano passado desta divisão, mais as duas primeiras classificadas na segunda divisão de 2024: em masculinos – SL Benfica, Sporting CP, J. Vidigalense, Maia AC, SC Braga, A. Jardim Serra, e ainda, ADR Água de Pena e AC Póvoa de Varzim; e em femininos – SL Benfica, Sporting CP, A. Jardim da Serra, GD Estreito, J. Vidigalense, AC Póvoa de Varzim e ainda JOMA e Grecas.
Na final da segunda divisão, estão pré-apuradas as seguintes formações: masculinos – GD Estreito, CA Seia, Campismo S. J. Madeira, Grecas, CPT Sobral Ceira, Sª do Desterro, Ca Marinha grande, CIA Ilha Azul; e em femininos- SC Braga, GR Eirense, ADR Água de Pena, Maia AC, A. Fundação Salesianos, CF Oliveira do Douro, AA Bela Vista e EA Trofa.
A partir das 15 horas, em Braga, competem as equipas masculinas e femininas dos clubes ACDC – Villa Cesari, CD Feirense, Lusitânia de Lourosa, Núcleo de Cucujães, Papa Léguas de Famalicão, CDC Navais, CD Póvoa, Spiridon de Gaia, Escola do Movimento, C+S de Lavra e CA Mazarefes, e ainda as formações masculinas do CF Oliveira do Douro, SC Salgueiros e Olímpico Vianense.
Em Pombal, a partir da mesma hora (15 horas), estarão as equipas masculinas e femininas dos clubes Areias de São João, Oriental de Pechão, ADREP, Académica de Coimbra, Quinhendros, Juventude Ilha Verde e Associação Correr+ do Cartaxo; as formações masculinas dos clubes Académica da Bela Vista, Eirense, Gira Sol, Desportivo de Pavia, CA Nazaré, CPR A-Do-Barbas, “Os Belenenses”, EA Moita Tejo, e o Solar dos Leões de Almada; e as formações femininas do GCA Donas, AC Batalha, Arneirense e CA Marinha Grande.
Os resultados (e programa-horário) podem ser consultados no portal FPA Competições.
As finais da I e II divisão estão agendadas para os dias 8 e 9 de fevereiro, em Pombal, enquanto a final da III divisão está agendada para os mesmos dias (8 e 9 de fevereiro) em Braga.
Torneio França-Portugal-Itália nos mais jovens
Entretanto, em Nancy-Vittel (França), realiza-se um Torneio Triangular de Pista Curta com a presença de atletas sub-18 e sub-20 de Portugal, França e Itália, no próximo dia 1 de março de 2025.
A organização deste triangular está a cargo da Federação Francesa de Atletismo, que endereçou à congénere portuguesa o convite que muito nos honra e dignifica. Além de França e Portugal estarão também presentes os jovens das seleções sub-18 e sub-20 de Itália.
Este torneio apresenta-se como uma excelente oportunidade para os jovens atletas competirem a um nível mais elevado, em intercâmbio com atletas de outras nacionalidades, permitindo uma experiência rica e motivadora para todos.
Cada representação nacional integrará 40 atletas, 20 para cada um dos escalões, sendo metade masculinos e metade femininos.
O programa das competições integra as provas de 60, 200, 400 e 800 metros e ainda 60 m barreiras; saltos em altura, saltos à vara, saltos em comprimento e triplo-salto; bem como lançamento do peso e as estafetas (mistas) de 4×200 metros.
De acordo com os critérios de seleção publicados na página da Federação Portuguesa de Atletismo, os Campeonatos Nacionais dos respetivos escalões, de sub-18, a 1 e 2 de fevereiro, e de Sub-20, a 15 e 16 de fevereiro, constituem os momentos de avaliação mais importantes no processo de seleção dos atletas. No mesmo documento, salienta-se o facto dos campeões nacionais nas disciplinas constantes no programa do Triangular serem selecionados representar Portugal.