O Instituto Português do Desporto e Juventude anunciou, esta sexta-feira, que Vila Nova de Gaia foi distinguida como Capital Nacional de Juventude 2025, destacando-se entre as 19 candidaturas submetidas, numa iniciativa que pretende promover, articular e valorizar as políticas públicas de juventude a nível local, nacional e internacional.
Esta distinção sublinha o compromisso de Gaia com a juventude, refletido em políticas inovadoras e na implementação de iniciativas abrangentes e estruturadas.
A candidatura de Vila Nova de Gaia destacou-se pelo seu forte empenho em áreas como sustentabilidade, inclusão, empreendedorismo jovem, saúde mental e cultura, assim como pela dinâmica do seu Conselho Municipal de Juventude. Além disso, apresentou um plano de atividades robusto que integra dimensões como Empregabilidade, Educação e Formação, Saúde e Bem-estar, Criatividade e Cultura, Coesão Social, Participação Juvenil, Juventude e o Mundo, e Voluntariado.
A iniciativa de eleger a Capital Nacional de Juventude, promovida pelo IPDJ em colaboração com o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional de Associações Juvenis, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Assembleias Municipais, tem como objetivo reconhecer os municípios que se destacam pelas suas políticas públicas de juventude e pela apresentação de planos de ação consistentes e sustentáveis. A edição deste ano contou ainda com a colaboração da representante dos estudantes do ensino superior no Conselho Consultivo da Juventude.
Nesta primeira edição, participaram os municípios de Anadia, Ansião, Câmara de Lobos, Castanheira de Pera, Castelo Branco, Lagoa, Loures, Lousada, Miranda do Douro, Oeiras, Penacova, Ponte de Sor, Portimão, Porto, Santa Maria da Feira, Tábua, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. A avaliação das candidaturas considerou a qualidade das iniciativas implementadas e planeadas para 2025, bem como a sua articulação com os Conselhos Municipais de Juventude e a estratégia municipal para a juventude.
Como Capital Nacional de Juventude 2025, Vila Nova de Gaia irá implementar um conjunto de ações de âmbito nacional e internacional integradas no Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2025-2028. Este plano inovador baseia-se em sete grandes opções – Felicidade, Habitat, Humanismo, Impacto, Liberdade, Sentimento e Talento –, que serão concretizadas através de 34 áreas de intervenção, algumas delas reconhecidamente originais.
A distinção reforça o papel de Vila Nova de Gaia como referência nas políticas públicas de juventude, promovendo a participação das pessoas jovens na construção do futuro. Para além do reconhecimento, o município receberá um prémio financeiro para apoiar a implementação do seu plano de atividades. O IPDJ reafirma, com esta iniciativa, o seu compromisso em promover o desenvolvimento integral dos e das jovens e em fomentar territórios que potenciem a sua participação ativa na sociedade.