A judoca do Sporting, Joana Ramos, voltou a estar em evidência em mais uma competição integrada na Taça do Mundo ao conquistar, esta quinta-feira, a medalha de bronze, desta vez no Grande Prémio de Tashkent (Uzebequistão).
Joana (- 52 kg) continua a confirmar que se encontra num momento alto da sua forma, tendo alcançado a terceira medalha de bronze, sexta na carreira, em eventos do Grande Prémio da presente época desportiva, recordando-se que a atleta leonina começou por ganhar a prata há cerca de um mês (Zagreb) e, na semana passada, chegar ao ponto mais alto do pódio, com o ouro ao pescoço em Astana.
Joana começou por vencer a armena Zhanna Stankevich, seguindo-se o triunfo sobre a britânica Loise Renicks, entrando nos quartos-de-final com tal genica que mandou a brasileira Eleudis Valentim para o tatami em poucos minutos.
Já nas meias-finais, Joana “desencontrou-se” da mongol Tsolmon Adiyasambuu (13ª do ranking mundial), com quem perdeu por pontos.
Perdida a esperança de chegar ao ouro ou à prata, Joana ainda teve arte e manha para ir buscar um belo bronze ante a canadiana Ecaterina Guica, de todo justificado, somando mais pontos para o ranking no caminho para obter um lugar que garanta a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).
Esta sexta-feira, Ana Cachola (- 63 kg) defrontará na primeira ronda a brasileira Katherine Campos, enquanto Carlos Luz (-81 Kg) fica isento da primeira ronda e à espera de combater com o vencedor do par constituído pelo cazaquistanês Eldar Zaripkanov e do tajiquistanês Komron Karlikov.