O mundo é redondo, a bola também o é, e o FC Porto aproveitou o empate do Benfica para se alcandorar no segundo lugar, a dois pontos do líder Sporting e mais dois que o Benfica, no fechar da 14ª jornada da Liga Betclic.
Com o “apetite” desta noite a começar em Braga, onde os bracarenses não conseguiram melhor que um empate (3-3), o FC Porto acalmou o nervoso ao derrotar (2-0) o Estrela da Amadora e o Benfica o Rio Ave-Guimarães fechou com mais um empate (2-2), numa ronda que somou 24 golos.
Jogando em casa, o Sporting de Braga terminou a primeira parte a perder (0-1), com um autogolo (45+3’) da autoria de Ouazzani, o que podia ter colocado em “franja” o nervoso miudinho que a equipa tem sentido nos últimos tempos.
No segundo tempo, Gustavo Sá (56’) aumentou o “poderio” visitante, quando fez o 2-0, altura (62’) em que os bracarenses reagiram e reduziram (1-2) por intermédio de Ricardo Horta, que não fez grande efeito emotivo, porquanto Gil Dias (70’) aumentou para 1-3, numa altura em que se previa que o Sporting de Braga dificilmente poderia chegar, no mínimo, ao empate.
Com algumas palavras, com as substituições produzidas, Paulo Oliveira (77’) reduziu para 2-3 e, na compensação (90+4’) Ricardo Horta bisou e fez o 3-3 final.
O Sporting de Braga dominou quase por completo, com 21-10 remates, dos quais 8-8 para a baliza, com uma posse de bola de 57/43%, mas a dinâmica global deixou algo a desejar, tendo de contentar-se com um empate e manter o 5º lugar.
No FC Porto-Estrela Amadora, a situação foi mais linear, ainda que com muitas dificuldades, porquanto os portistas dominaram em toda a linha (12-3 em remates, dos quais 4-0 para a baliza e com uma posse de bola de 70/30%), com o Estrela a manejar bem, a não conseguir rematar para a baliza, mas a dar o corpo às … bolas dos azuis e brancos.
Nico Gonzalez abriu o marcador (12’) e Gonçalo Borges (90+3’) confirmou o triunfo portista, enquanto Danilo Veiga (Estrela) foi expulso (74’).
Com esta vitória, o FC Porto subiu ao segundo lugar, aproveitando o empate do Benfica, ainda que os benfiquistas tenham um jogo em atraso (marcado para esta quinta-feira, com o Nacional, na Madeira). Caso ganhem, haverá o regresso ao 2º e o FC Porto voltará ao 3º posto. A ver vamos …
No Rio Ave-Guimarães, novo empate (2-2), com Clayton (6’) a abrir o ativo para os avenses – que o colocou no 4º lugar dos marcadores, com 7 golos – tendo Fabio Ronaldo feito o 2-0 (38’), com que terminou o primeiro tempo.
O Guimarães “acordou” na segunda parte e conseguiu empatar, com golos de Óscar Rivas (51’) e Gustavo Silva (58’), num encontro em que os vimaranenses tiveram tudo a seu favor, mas não tiveram a alma e a felicidade necessária para chegar ao triunfo.
Com 16-5 remates, dos quais 5-4 para a baliza e uma posse de bola de 63/37%, o Guimarães não criou “empatia” e perdeu “simpatia” pela falta da vitória.
Na classificação, o Sporting mantém a liderança, com 36 pontos, seguindo-se o FC Porto (34), Benfica (32), Santa Clara (27), Sporting de Braga (25), Guimarães (22), Moreirense (20), Famalicão (19), Casa Pia (17), Gil Vicente e Rio Ave (16), Estoril (14), Estrela Amadora, Nacional e AVS SAD (12), Boavista e Arouca (11) e Sporting Farense (9).
Nos marcadores, Gyokeres (Sporting), com 18, continua rei, à frente de Samu (FC Porto), 10; Galeno (FCPorto), 8; Clayton (Rio Ave), 7; Akturkoglu (Benfica) e Vinicius (Santa Clara), com 6.
O Sporting continua com o melhor ataque (43 golos marcados) e as melhores defesas pertencem ao Benfica e FC Porto (8 e 9 golos sofridos). Pior defesa é a do Arouca (23 golos sofridos) e o pior ataque pertence (7 golos marcados) ao Sporting Farense, o lanterna vermelha.
A jornada 15ª inicia-se na sexta-feira com o Casa Pia-Arouca (20h15), em princípio com todas as equipas com o mesmo número de jogos, considerando que, na véspera, se jogará o “atrasado” Nacional-Benfica.