Por ser o recordista de títulos conquistados no Crosse de Venta de Baños, Domingos Castro foi homenageado pela organização, como tem sido habitual na distinção anual das figuras que ajudaram a escrever a história do evento, que se iniciou em 1980.
Domingos Castro, que é o atual presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, ganhou as edições de 1987, 1989, 1992 e 1994. Dois outros portugueses subiram ao degrau mais alto do pódio: Ezequiel Canário, em 1984, e José Regalo, em 1988.
Em femininos, o historial da prova regista dois triunfos de portuguesas: Helena Sampaio, em 1999, e Inês Monteiro, em 2008.
Domingos tem mais um triunfo que o espanhol Santiago de la Parte, o primeiro vencedor do crosse em 1980.
Federação de Atletismo distinguiu Câmara Municipal de Ponta Delgada
Este fim-de-semana, Ponta Delgada recebeu mais uma edição (60ª) da S. Silvestre de Ponta Delgada, a mais antiga competição de fim de ano em Portugal.
Na oportunidade, na receção aos atletas participantes na prova, a Federação Portuguesa de Atletismo, por intermédio do seu vice-presidente Sérgio Guedes, distinguiu a Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo seu contributo para a modalidade.
Na cerimónia, com a presença do presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, André Garcia, e do embaixador da prova, o campeão olímpico de 2008, Nelson Évora, Sérgio Guedes entregou a placa comemorativa ao vice-presidente do Município de Ponta Delgada, Pedro Furtado.
Venceram a corrida, disputada sábado, os sportinguistas João Santos e Marta Castro, em masculinos e femininos, respetivamente.
João Santos gastou o tempo de 18.32 minutos, seguindo-se Lourenço Rodrigues (Juventude Ilha Verde), com 18.42 e Nuno Fernandes (S. Salvador do Campo), com 18.46.
Marta terminou com 21.44, à frente das colegas de clube Sofia Silva (22.03) e Maria Bernardo (22.12).