Quinta-feira 18 de Dezembro de 4279

Martim Costa e Ricardo Castro galardoados nos EHF Excellence Awards 2024

Andebol-PortuguesesMelhores-14-12-2024

Uros Hocevar / kolektiff/EHF

A Federação Europeia de Andebol (EHF) levou a cabo a segunda edição dos EHF Excellence Awards, em Viena, numa noite onde dois internacionais portugueses brilharam, nas vertentes de indoor e Andebol de Praia: Martim Costa e Ricardo Castro.

Martim Costa recebeu o prémio de “Melhor Jogador Jovem” de 2023/2024 e Ricardo Castro o de MVP da época na vertente de Andebol de Praia, este domingo, em Viena.

Todos os anos, os EHF Excellence Awards distinguem os melhores jogadores – tanto masculinos como femininos – em cada posição de jogo, formando assim a All Star Team of the Season. Das oito posições é selecionado um MVP da época para ambos os sexos e, além disso, são premiados os dois melhores jogadores de andebol de praia – um homem e uma mulher – da época passada, bem como os melhores jovens jogadores masculinos e femininos.

Martim Costa, lateral esquerdo de 22 anos, recebeu aquela que foi uma cereja no topo do bolo para o internacional português, após uma época de sonho tanto a nível de clube, como nos Heróis do Mar. O lateral esquerdo já tinha sido eleito o melhor da sua posição no Men’s EHF Euro 2024 e ainda melhor marcador, a par de Mathias Gidsel, com 54 golos.

Portugal viria a alcançar o sétimo lugar que abriu uma vaga para a disputa do Torneio Pré-Olímpico, pela segunda vez na sua história. Já a nível de clube, Martim Costa contribuiu para que o Sporting erguesse todos os troféus internos e chegasse ainda aos Quartos de Final da EHF European League.

O internacional português venceu o “EHF Excellence Awards Young Players of the Season” [Melhor Jogador Jovem] da época 2023/2024, juntamente com a húngara Petra Simon (FTC-Rail Cargo Hungaria), de 20 anos, tendi referido que “sinto-me muito feliz. Acho que foi uma época recheada de sucessos, tanto a nível de clubes como a representar o nosso país. Penso que toda a gente que esteve envolvida neste processo me ajudou imenso a conseguir ganhar este troféu, quer da parte da Seleção Nacional, quer da parte do Sporting. Sem as pessoas ao meu lado seria muito complicado e estou muito feliz por estar aqui neste evento e agora é continuar a trabalhar para voltar aqui”.

Quanto ao Andebol de Praia, Ricardo Castro foi o outro português galardoado da noite, ao vencer o troféu de “EHF Excellence Awards Most Valuable Players in Beach Handball” [Melhor Jogador de Andebol de Praia] em conjunto com a neerlandesa com Meike Kruijer.

Ricardo Castro, aos 38 anos, ajudou Portugal a conquistar a medalha de bronze no IHF Beach Handball World Championship 2024, a melhor classificação portuguesa até então, e foi nomeado o melhor guarda-redes do evento. Já com o GRD Leça SPAR, o internacional luso não só conquistou o título de campeão europeu, como também voltou a ser eleito o melhor guarda-redes da EHF Champions Cup, que fechou a época no Porto Santo, em outubro.

Em declarações antes da cerimónia, Ricardo Castro tornou evidente a satisfação e não esqueceu o antecessor do galardão que recebeu esta noite, tendo afirmado que “é o culminar de muitos anos de trabalho e dedicação à praia, e pode-se considerar o topo a nível europeu da carreira. Sem dúvida que é um orgulho enorme. Primeiro por ser o segundo português a ganhar [depois de Gabriel Conceição], o que mostra bem a qualidade do nosso Andebol de Praia e a qualidade dos nossos jogadores, e depois, a nível individual, é um sonho que tornado realidade”.

Escolher apenas um dos muitos feitos históricos dos quais o internacional português fez parte é impossível, considerou ao dizer que “cada um tem uma importância e um local totalmente diferentes e é impossível estar a quantificar cada um deles. Com a Seleção Nacional foi ótimo podermos fazer mais uma vez história, já no Europeu tínhamos conquistado um lugar histórico. No Mundial, estar pela primeira vez no pódio é também um momento transcendente, e em adição, ser considerado o melhor guarda-redes do mundo nessa competição, é de ficar sem palavras, acho que é mais pico e mais um topo na carreira de qualquer atleta. Ganhar a EHF Champions Cup com mais uma equipa portuguesa, adicionarmos mais título ao Andebol português, também não há palavras para descrevê-lo. E penso que o facto de eu estar hoje aqui acaba por ser o culminar de todas essas conquistas enormes e um reconhecimento de tudo isso”.

Houve também espaço para um reconhecimento Olímpico, sendo os Jogos Olímpicos de Paris 2024 o ponto alto desportivo indiscutível do verão, a EHF, enquanto federação continental, decidiu instituir o “European Olympic Excellence Award” [Prémio Europeu de Excelência Olímpica], dedicado a um jogador europeu masculino e a uma jogadora europeia que tenham apresentado desempenhos notáveis nos Jogos.

O primeiro conjunto do novo prémio será atribuído ao dinamarquês Mathias Gidsel e à norueguesa Katrine Lunde. O lateral direito, de 25 anos, ganhou o ouro com a Dinamarca em Paris 2024, foi nomeado MVP e também arrecadou o prémio de melhor marcador do evento com 62 golos. Em Paris, a guarda-redes, de 44 anos, acrescentou mais um troféu à sua ilustre carreira ao conquistar o ouro com a Noruega – o terceiro depois de 2008 e 2012 – e, foi nomeada MVP.

 

© 4280 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.