Com dois jogos para terminar a primeira fase da Liga Europa, FC Porto e Sporting de Braga trocaram de lugares na classificação, com os portistas a manterem-se (18º) na luta pela presença nos lugares do play off, enquanto os bracarenses (25º), por agora, estão fora.
No Dragão, os portistas receberam um fraco Midtjylland a quem venceram (2-0) por um resultado lisonjeiro para os visitantes, porquanto os nortenhos dominaram por completo o desafio de princípio a fim, tendo Namaso (29’) aberto o marcador e Samu (56’) fechou o triunfo (2-0) com uma supremacia latente nas estatísticas.
Com 17-5 remates, dos quais 7-1 para a baliza contrária, o FC Porto venceu por um pouco expressivo (2-0) para o domínio alcançado na posse de bola (62/38%), que não mereceu mais golos porque os atacantes portistas não estavam com “fé!”
Ainda assim o FC Porto terminou a partida algo “apreensivo”, porquanto sofreu um golo que o árbitro não confirmou e marcou livre do atacante, que partiu na situação de fora de jogo, valendo os 2-0 desde o início do segundo tempo.
O Sporting de Braga entrou a perder (10’) com um golo marcado por Pellegrini, seguindo-se o 2-0 (47’) por Sanel e o 3-0 por Hermoso (90+1’), numa altura em que os bracarenses jogavam com 10 jogadores (expulsão do guardião Matheus Magalhães, aos 68’), pelo que a segunda parte foi fatal.
Na estatística, o Roma esteve sempre na frente, com 34-8 remates, do quais 17-0 para a baliza, com uma posse de bola de 55/45%.
A classificação é liderada pelo Lazio (16 pontos), a par com o Atlético Bilbau (2º), seguindo-se o Anderlecht (14), Lyon e Eintracht Frankfurt (13), Galatasaray e Manchester United (12), Rangers (11), quanto aos oito primeiros, apurados diretamente para os oitavos de final.
Na 7ª jornada (23 de janeiro), o FC Porto recebe o Olympiacos e o Sporting de Braga volta a viajar, agora para defrontar o Union St-Gilloise, que não será uma “pera doce”.
Vitória de Guimarães em beleza na Liga Conferência
Na Liga Conferência, o Vitória de Guimarães soma e segue, depois de derrotar, esta quinta-feira, o St. Gallen por um expressivo 4-1, depois de uma “abada” de remates (30-10, dos quais 16-4 para a baliza), numa posse de bola de 53/47%.
Nuno Mendes abriu o marcador (33’), tendo Gustavo Silva feito o 2-0 (58’), com Scobeth (66’) a reduzir para 2-1, mas Alberto aumentou para 3-1 (84’) e Fábio Silva fechou a conta nos 4-1 (90+4’).
Com este triunfo, os vimaranenses subiram ao 2º lugar, com 13 pontos, ficando a 2 do Chelsea, seguindo-se o Fiorentina, Legia Varsovia e Lugano (12), Shamrock Rover (11), Cercle Bruge, Jagielloni, Rapid de Viena e Apoel (10), que se encontram nos oito primeiros lugares, preparando o “assalto” aos oitavos de final.