A visita teve como objetivo dar a conhecer ao Presidente do Comité Paralímpico Internacional o trabalho desenvolvido pela Associação fundada pelo atleta paralímpico Jorge Pina e as instalações onde decorrem diariamente diversas atividades desportivas para pessoas com deficiência.
A visita de Andrew Parsons à Associação Jorge Pina insere-se numa visita de quatro dias do Presidente do Comité Paralímpico Internacional a Portugal.
De recordar que Andrew Parsons estará também presente no Seminário “Desporto Paralímpico: O Conhecimento Importa” promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal e pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), que decorrerá esta quinta-feira (15 horas) no Auditório Rui de Alarcão da FCDEF-UC.
O Presidente do Comité Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, desenvolverá uma palestra sobre Desporto Paralímpico a Nível Global para uma plateia que será composta na sua maioria por alunos de desporto.
O evento contará ainda com as intervenções iniciais do Diretor da FCDEF-UC, Vasco Vaz, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e da Pró-Reitora da área do Desporto da Universidade de Coimbra, Filipa Godinho.
Haverá ainda espaço para duas apresentações por parte de Inês Viegas e Sofia Ataíde, doutorandas em Ciências do Desporto.
Candidaturas abertas para o Prémio Ciência e Inovação Allianz’2024
O período de candidaturas ao Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico Allianz 2024 iniciou-se no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e decorre até 31 de janeiro de 2025.
A segunda edição da iniciativa promovida pelo Comité Paralímpico de Portugal com o apoio da Allianz destina-se a fomentar a investigação na área do desporto paralímpico e irá atribuir um prémio monetário de 5.000 euros ao vencedor, valor patrocinado pela Allianz, e uma menção honrosa de 750 euros, financiada pelo Comité Paralímpico de Portugal.
O Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico Allianz 2024 pretende reconhecer, anualmente, trabalhos científicos realizados no contexto das diversas temáticas das Ciências do Desporto, produzidos por investigadores na área do desporto para pessoas com deficiência. Podem concorrer ao prémio investigadores com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação sedeados em território nacional, bem como investigadores portugueses com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação estrangeiros.
José Francisco Neves, CMO da Allianz Portugal referiu que “o Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico é um reflexo do nosso compromisso em apoiar a investigação científica que contribui para o desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência. Estamos orgulhosos de renovar esta parceria com o Comité Paralímpico de Portugal, que reforça a importância de criar oportunidades para impulsionar a excelência e a igualdade no desporto. Valores que acreditamos serem transformadores!”.
José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, reforçou o evento afirmando que “a realização da segunda edição deste prémio reflete o compromisso do Comité Paralímpico de Portugal em valorizar e incentivar a produção de conhecimento científico na área do desporto paralímpico. Estamos certos de que este é um eixo fundamental para o desenvolvimento desta dimensão desportiva que é acrescido de ainda maior significado e relevância pelo envolvimento direto da Allianz Portugal”.
Toda a informação sobre o Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico Allianz 2024 pode ser consultada em https://paralimpicos.pt/premio-investigacao.