O europeu de crosse de 2025 vai realizar-se na cidade algarvia de Lagoa, cujos representantes receberam, em Antalya (Turquia), no passado domingo, o testemunho entregue pela Associação Europeia de Atletismo (European Athletics), que fez um balanço positivo da competição deste ano.
552 atletas de 39 equipas, compostas por Federações Membros e pela equipa de atletas refugiados, participaram em sete provas num percurso desafiante no Parque Dokuma, incluindo quatro medalhados de ouro dos Campeonatos Europeus de Roma 2024: Nadia Battocletti (5.000m/10.000m feminino), Yemaneberhan Crippa (meia-maratona masculina), Jakob Ingebrigtsen (1500m/5000m) e Alexis Miellet (3000m obstáculos masculinos), com os três primeira a conquistarem medalhas na Turquia.
Após as cerimónias de entrega de prémios, o presidente da European Athletics, Dobromir Karamarinov presidiu à singela cerimónia de passagem de testemunho da organização da competição, juntamente com o turco Ahmedt Karadag, presidente do LOC de Antalya, e Carlos Cardoso, presidente do LOC de Lagoa.
Aos jornalistas afirmou que “os melhores atletas europeus competiram e tiveram sucesso no panorama internacional, e o mesmo aconteceu em Antalya 2024. Agora, as nossas atenções viram-se para os Campeonatos Europeus de Corta-Mato SPAR 2025 e para o regresso a Portugal, um dos nossos parceiros de maior confiança para acolher este evento”, acrescentando, em nome da EA, que “estamos certos de que a Comissão Organizadora Local de Lagoa 2025 será capaz de preparar e oferecer mais uma oportunidade para melhorar ainda mais a reputação dos Campeonatos Europeus de Corta-Mato SPAR.”
A Comissão Organizadora Local (LOC) de Lagoa’2025 esteve presente nesta competição em Antalya, numa prática habitual de observação prática. Recorde-se que o LOC de Lagoa’2025 integra a estrutura da Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa.