Quinta-feira 19 de Dezembro de 2024

Nacional de atletismo de Estrada apresentado na Figueira da Foz

Atl-NacionalEstrada-11-12-2024

FP Atletismo

O Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, foi o palco da apresentação pública, nesta quarta-feira, da 32ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, foi o anfitrião de Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo; do presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, João Pontes; da presidente da Junta de Freguesia de Buarcos São Julião, Rosa Baptista; e do presidente da Associação 4 Estações, Guilherme Martins.

Com data marcada para 4 de janeiro, a competição desenrolar-se-á por um percurso de 10 km, durante os quais os melhores atletas nacionais discutem os títulos masculinos, femininos e coletivos, nos escalões sub-20, sub-23 e absolutos.

“O percurso será rápido e propício à obtenção de recordes nacionais, pelo que se pode antecipar uma grande competição, com a particularidade de estar cronometrada aos 5 km, permitindo igualmente marcas nacionais nesta distância, que ainda não tem muitas provas no calendário competitivo”, explicou o presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, João Pontes.

Com estes campeonatos integrados na tradicional Corrida dos Reis, o evento irá permitir que “todos os que queiram cumprir este percurso possam fazê-lo, com a vantagem de poderem estar ao lado dos grandes atletas nacionais”, como sublinhou o presidente da FPA, Domingos Castro, durante a sua intervenção.

“Vamos ter na Figueira da Foz os melhores atletas nacionais, mas também todos os praticantes informais da modalidade e as suas famílias, já que o evento inclui também uma caminhada de 7 km, com uma participação nunca abaixo dos 1500 atletas, sem contar com a caminhada”, adiantou Domingos Castro, lançando o repto, que foi aceite, a Pedro Santana Lopes e a Rosa Baptista, para o acompanharem neste último percurso.

Domingos Castro evidenciou ainda a importância da modalidade não só no panorama desportivo, que é a mais praticada no país, mas também como forma de promover hábitos de vida saudáveis; e ainda o impacto económico que estes eventos têm ao nível local, dando como exemplo os recentes Campeonatos Nacionais de Corta-mato Longo, que se realizaram em Guimarães e esgotaram a oferta hoteleira na região.

Pedro Santana Lopes concordou e começou a sua intervenção por evocar a memória do Prof. Mário Moniz Pereira, com quem privou durante a sua passagem pela presidência do Sporting Clube de Portugal; bem como os feitos desportivos de Domingos Castro e do seu irmão Dionísio Castro, padrinho desta competição juntamente com Sara Moreira e Francis Obikwelu, curiosamente o primeiro vencedor, em 1990, dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

O autarca manifestou ainda a vontade de prolongar esta parceria entre a Federação Portuguesa de Atletismo e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, mostrando-se disponível para acolher mais edições desta prova e de outras do quadro competitivo nacional.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.