Portugal vai ter 44 árbitros internacionais em 2025, o que constitui um novo recorde de insígnias da FIFA, depois do máximo de 39 que havia sido alcançado em 2024, segundo revelou a federação Portuguesa de Futebol no respetivo site.
No quadro de árbitros de futebol masculino, o número mantém-se nos 9, registando-se a saída de Artur Soares Dias e a entrada de João Gonçalves. Nos árbitros assistentes, André Dias ocupa o lugar deixado vago por Paulo Soares, num total de 10.
O quadro de VAR continua com os mesmos 11 elementos, mas Bruno Esteves e Hélder Carvalho são novidades, ocupando as vagas de Artur Soares Dias e Hugo Miguel.
No futebol feminino, Sara Moreira Alves entra e Sílvia Domingos sai, num total de 4, registando-se um aumento de 5 para 7 no número de árbitras assistentes; Raquel Pinho e Cristiana Costa são as novidades a acrescentar à lista.
Quanto ao futsal, Pedro Costa ocupa a vaga de Eduardo Coelho, num total de 5, ao passo que no futsal feminino o quadro passa de uma para duas, com Rita Ferraz a juntar-se a Filipa Prata.
O futebol de praia regista igualmente um aumento, com os mesmos 4 no quadro masculino, mas a entrada de dois nomes no quadro feminino, Cristina Vicente e Sandra Lopes.
A lista dos 44 árbitros internacionais em 2025 é a que se segue:
- Árbitros (9): Tiago Martins, Fábio Veríssimo, João Pinheiro, Luís Godinho, António Nobre, Gustavo Correia, Miguel Nogueira, Cláudio Pereira e João Gonçalves.
- Árbitros assistentes no futebol masculino (10): Nélson Pereira, Rui Teixeira, Pedro Mota, Paulo Brás, Pedro Ribeiro, Bruno Jesus, Tiago Costa, Pedro Martins, Luciano Maia e André Dias.
- Árbitras (5): Sandra Bastos, Catarina Campos, Teresa Oliveira, Filipa Cunha e Sara Moreira Alves.
- Árbitras assistentes (7): Andreia Sousa, Sandrine Santos, Vanessa Gomes, Cátia Tavares, Ana Lóide Silva, Raquel Pinho e Cristiana Costa.
- Futsal (5): Rúben Santos, Cristiano Santos, Miguel Castilho, Filipe Duarte e Pedro Costa.
- Futsal feminino (2): Rita Ferraz e Filipa Prata.
- Futebol de praia (4): Sérgio Soares, Wilson Castanheira, Francisco Costa e Gustavo Pereira.
- Futebol de praia feminino (2): Cristina Vicente e Sandra Lopes.
Lista de elementos VAR para 2025:
- VAR (11): Tiago Martins, João Pinheiro, Luís Godinho, André Narciso, Fábio Melo, Hélder Malheiro, António Nobre, Gustavo Correia, Catarina Campos, Bruno Esteves e Hélder Carvalho.
Entretanto, a UEFA nomeou duas equipas de arbitragem portuguesa para jogos a realizar esta quinta-feira.
Sandra Bastos vai dirigir, esta quarta-feira, o jogo da Liga dos Campeões feminina que opõe Manchester City (Inglaterra) ao SKN St. Pölten (Áustria), que se realiza em Manchester, Inglaterra.
Andreia Sousa e Catia Tavares serão as assistentes, enquanto Teresa Oliveira será a quarta árbitra.
António Nobre foi nomeado para o encontro entre o IF Elfsborg (Suécia) e o Qarabağ FK (Azerbaijão), a contar para a Liga Europa e a realizar em Boras, na Suécia.
Pedro Ribeiro e Nélson Pereira serão os assistentes, enquanto Bruno Vieira é o quarto árbitro.
O VAR é Hugo Miguel e o AVAR André Narciso.