Quinta-feira 26 de Dezembro de 2024

Europeu de crosse na cidade de Antalya, este domingo na Turquia

Atl-EuropeuCrosse--07-12-2024

FPA

Depois da chegada ao destino, os atletas portugueses estiveram no percurso dos Campeonatos Europeus de Corta-mato, que este domingo se realizam em Antalya (Turquia), tendo Mariana Machado e André Pereira sido designados capitães de equipa.

Durante a manhã de 6ª feira, os elementos da seleção nacional experienciaram o percurso, onde puderam perceber algumas das dificuldades de um percurso com obstáculos naturais e outros artificiais. A altimetria do percurso não engana muito, mas os atletas estão muito motivados para participar na competição. As equipas estão completas, à exceção da equipa sub-23, que tem a baixa de Pedro Amaro, que piorou a sua condição física depois de já ter recuperado, mas numa data em que a organização já não permitia alterações.

Contudo, o responsável técnico da equipa, Paulo Murta, referiu que “estou muito esperançado nestas jovens equipas, nos resultados que podem conseguir, especialmente naquilo que significa para o futuro do meio-fundo e da modalidade”.

Paulo Murta salientou ainda que “com relva alta, com curvas apertadas e obstáculos naturais e artificiais, será uma incógnita no que poderemos fazer nestes europeus, mas acreditamos que poderemos ter várias equipas no top 10. O equilíbrio das equipas são o nosso maior foco e é com ele que nós jogamos nesta competição para chegar mais alto nas classificações. Sabemos o nível das restantes equipas e sabemos da nossa inexperiência, mas sabemos o quanto todos treinaram e prepararam esta prova, por isso teremos uma postura de que os portugueses se poderão orgulhar”.

Para o técnico nacional, “em termos individuais, Portugal não tem aquelas grandes figuras, apenas tem uma atleta que esteve nos Jogos Olímpicos, a Mariana Machado, que é efetivamente a nossa melhor atleta sénior, que treinou bastante para estes Europeus. Apesar de ter conquistado medalhas nos sub-20 e sub-23, este é o seu primeiro campeonato absoluto, e não lhe é exigida uma medalha. A concorrência é grande, mas a Mariana tem uma fibra enorme. Em masculinos, acreditamos que estaremos na luta com seleções poderosas e desejamos que os nossos melhores representantes possam estar no top-20”, afirmou o técnico nacional, que realça, acima de tudo “o objetivo destas equipas poderem marcar o futuro, está no nosso horizonte, até porque em 2025, em Lagoa, no Algarve, realizaremos os Europeus, uma competição em que temos a obrigação de mostrar bons resultados “.

Na reunião técnica realizada durante a tarde, em ambiente de grande motivação, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, e o vice-presidente Paulo Guerra, respetivamente, primeiro vice-campeão e campeão europeu da história da competição, Mariana Machado e André Pereira foram designados capitães de equipa, como os mais experientes da delegação.

Para maior sentido coletivo e de preparação do futuro, foram nomeados também os sub-capitães (um por equipa): Rita Figueiredo e João Pais, nos sub-23, Lara Costa e Rui Mineiro, nos sub-20, José Carlos Pinto, na estafeta mista.

Mariana Machado, a mais consagrada, começou por afirmar “ser um enorme privilégio ser nomeada capitã, acho que o corta-mato faz parte da minha história e da minha ainda curta carreira, e tem um significado muito especial, por isso chego aqui com alguma expetativa, pois foi um campeonato que me deu muito boas memorias e muitos bons momentos. Mas é claro que é uma estreia [no escalão de seniores], e nas estreias vamos sempre um pouco à descoberta e não sabemos o que esperar, mas tenho a certeza que me preparei muito bem, que trabalhei muito para estar aqui em boa forma. Assim, vou lutar pelo melhor lugar possível e sabendo que as minhas colegas também trabalharam muito para estar aqui, e ter uma representação coletiva é motivador para todas nós”.

A competição realiza-se esta manhã, em Antalya, a partir das 11 horas (8 horas em Portugal), com transmissão na RTP 2. Os atletas portugueses estão esperançados na força que lhes chegará do país inteiro neste regresso do corta-mato ao topo da agenda.

Atl-EuropeuCrosse-07-12-2024

FP Atletismo

Direção Técnica nomeada para 2024/28

O professor José Barros é o novo Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo para o quadriénio 2024/28, técnico que ocupou antes estas funções até 2012.

Reconduzindo alguns elementos da anterior estrutura técnica, apostando também noutros elementos, José Barros procedeu a uma restruturação da DTN definindo claramente duas grandes áreas, o Departamento de Alto Rendimento e o Departamento de Desenvolvimento, das quais ficará como coordenador, sendo ele também o elemento de articulação com a Equipa Multidisciplinar e a Coordenação Geral das Seleções Nacionais.

Quanto à restante equipa, integram o Departamento de Alto Rendimento: Ricardo Vale, José Silva, Rui Norte, Vítor Zabumba, Paulo Murta, António Nogueira da Costa, Pedro Pinto, Emanuel Brandão, Carlos Tribuna e Daniel Leandro.

Da estrutura do Departamento de Desenvolvimento fazem parte o seu coordenador Alcino Pereira, e ainda os técnicos Alexandre Costa, Adam Ferreira, Daniela Ferreira, João Bernardo, Nuno Santos, Daniel Leandro e Filipe Silva.

arquivo

DR / Arquivo

Marcha nas distâncias de maratona e meia-maratona nos mundiais

O Concelho da World Athletics decidiu algumas medidas impactantes para a modalidade, sendo a mais expressiva a que altera as distâncias oficiais nas provas de marcha atlética em estrada.

Com início a 1 de janeiro de 2026, as distâncias oficiais de marcha atlética conhecem as seguintes mudanças:

- 20 km marcha passam a meia-maratona marcha (21,0975 km)

- 35 km marcha passam a maratona marcha (42.195 km)

Esta é uma mudança muito significativa, pois a distância de 20 km faz parte do programa olímpico desde 1956 para homens e 2000 para mulheres e a de 50 km foi uma prova masculina de 1932 a Tóquio 2020. A World Athletics já tinha mudado a distância de 50 km para 35 km para homens e mulheres para o Campeonato do Mundo de 2022 e acontecerá ainda em 2025.

Ainda na marcha atlética, também há mudanças para o escalão Sub-20, sendo a prova de 10.000 metros marcha (masculino e feminino) substituída por uma prova de marcha atlética de 5.000 m, começando na edição de 2026 dos Campeonatos em Eugene.

Outras mudanças aprovadas foram: introdução da estafeta de 4x100m mistos no programa do World Athletics Relays Guangzhou 25, que decorre de 10 a 11 de maio; confirmação de Pequim (CHN) como sede dos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2027 – o segundo consecutivo na Ásia depois de Tóquio 2025; mudança dos Campeonatos Mundiais de Corta-mato dos anos pares para os anos ímpares, após o Mundial de 2026 em Tallahassee, Flórida.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.