Decorreu este fimde semana no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o Campeonato Nacional Seniores e dos Campeonatos Nacionais Paralímpico e Adaptado.Estiveram alguns dos melhores judocas nacionais que mostraram o seu melhor judo nos tatamis, numa prova com a presença de 205 judocas masculinos e 62 femininos.
No Campeonato Nacional Seniores subiram ao pódio para receber o título nacional os seguintes atletas:
Na categoria (-63kgs) marcaram presença 7 judocas, Margarida Brás (SCP) que conquistou a Medalha de Ouro e Patrícia Martins a Prata.
No peso (-70kgs) que contou com a presença de 10 judocas o título foi discutido entre as atletas Bárbara Timo (SLB) e Joana Crisóstomo (ULHT) que conquistou a Medalha de Ouro.
Em (-78kgs) Patrícia Sampaio, medalha de bronze em Paris, foi a vencedora seguida Beatriz Moreira que conquistou a Medalha de Prata.
A categoria (+78kgs) foi liderada por Carolina Paiva (ULHT) contando apenas com 3 judocas presentes.
Ainda no sector feminino, tivemos em (-48 kg) a vitória da Catarina COSTA (AAC), em 2º Mariana PEREIRA (ADJF).
Raquel BRITO (SAD) venceu os (-52 kg) no 2º lugar, Catarina SILVA (SAD) e em 3º Iracema MANARTE (ADJF) e Ana TEIXEIRA (EJC).
Nos (-57 kg) o primeiro lugar foi para Maria SILVEIRA (SAD), 2º Raquel BRÁS (SUS) e 3º Mafalda EZEQUIEL (JCP)
No masculino no peso (-60 kg) venceu Francisco MENDES (AAC), em segundo Daniel VIEGAS (CNSul), em terceiro Francisco BASTOS (FS) e Bernardo FERNANDES (ACMC).
Na categoria dos(-66 kg) o pódio ficoum assim 1º Miguel GAGO AAC, 2º Bruno BENTO ULHT e em 3º Tomás FONSECA SCP e Tomás GOMES SCP.
Em (-73kgs) estiveram presentes 19 atletas sendo o vencedor Otari Kvantidze (SCP), medalha de prata Thelmo Gomes (SLB) e Pedro Horta (ULHT) arrecadou o Bronze, já a categoria dos (-81kgs) com 16 judocas presentes nos tatamis tendo João Fernando (SCP) conquistado a medalha de ouro seguido de Kainan Pires (SLB).
Dez judocas discutiram o título nacional em (-90kgs) sendo vencedor D. Troiaanschi (JCP) seguido de Miguel Dias (FCP) e de Pedro Lima (SAD).
Nos (-100kgs) 6 judocas lutaram pelo título tendo conquistado a primeira posição o atleta do Sport Algés e Dafundo Diogo Chantre seguido de Diogo Brites do (SCP).
No peso seguinte (+100kgs) também 6 combateram para subir ao pódio tendo sido vencedor José Pacheco (SLB) o vencedor seguido de Vitor Pires (JCAv).
Subiram ao pódio de ouro no Campeonato Nacional Paralímpico (-66kgs) Nuno Rocha do Clube Judo do Porto e Sérgio Dantas (Escola de Judo de Ana Hormigo)
Nos (-73kgs) R. Gonçalves da Universidade Lusófona saiu vencedor seguido de Gabriel do Clube Judo Total.
De salientar os judocas presentes com “WildCard” – Bárbara Timo, Joana Crisóstomo, Patrícia Sampaio, Iara Guedes, Maria Silveira, Raquel Brito, Raquel Brás, Margarida Brás, Carolina Paiva, João Fernando, Pedro Lima, Gonçalo Lampreia, Diogo Chantre, Tomás Gomes, Sidónio Serpa, Chrystian Jesus, António Tetino e Gonçalo Rodrigues.
No Campeonato Nacional Absoluto, nos tatamis estiveram judocas de várias categorias (Femininos e Masculinos num total de 43 sem nenhuma limitação de peso.
Assim os novos campeões nacionais absolutos são :
Em Masculinos – João FERNANDO SCP
2º Lucas LACERDA SCP
3º João CRISÓSTOMO ULHT
3º Sidónio SERPA SAD
Em femininos – Joana CRISÓSTOMO ULHT
2º Cláudia PENHA SCP
A Federação conta no Pavilhão Multiusos com uma Exposição sobre a história do Judo Nacional desde 1947- fundação da primeira Academia do Judo – até 2009. Em destaque os grandes nomes lusos que subiram ao pódio nas várias competições e as muitas organizações internacionais realizadas em Portugal.